ÔĽŅ SINDASUL - Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul

10 livros que todo administrador deve ler
22/06/201211:45:00
 

Desde que o homem inventou a escrita, o registro gr√°fico da palavra ‚Äď independente do idioma e do suporte ‚Äď se constituiu como o principal instrumento de armazenamento e difus√£o do conhecimento. Em um papiro ou num iPad, ideias circulam, pensamentos se renovam, teorias fundamentam revolu√ß√Ķes. Apareceu o r√°dio, a TV, a internet, n√≥s mudamos a nossa forma de ler e o termo ‚Äútexto‚ÄĚ ganhou uma multiplicidade de significados. Mas ele, o livro, nunca deixou de existir.

 

Hoje, ele pode ser de papel ‚Äď novo ou empoeirado. Pode ser digital ‚Äď no PC, no Kindle, no iPad ou mesmo no celular. Independente da maneira como o vemos, o livro continua cumprindo seu papel, de salvar o pensamento e registrar a hist√≥ria para que tudo chegue √†s outras pessoas l√° na frente.

 

Levando em conta essa import√Ęncia, resolvemos preparar uma lista com sugest√Ķes feitas por profissionais de diferentes segmentos do mundo dos neg√≥cios, da nossa equipe e de voc√™s leitores, atrav√©s do Facebook e do Twitter. O objetivo, evidentemente, n√£o √© esgotar aqui toda a bibliografia interessante √† √°rea de Administra√ß√£o (talvez, nem um site inteiro fosse suficiente para isso, um post ent√£o...), mas apresentar obras que fizeram a diferen√ßa na vida e no trabalho de gente que tem a Administra√ß√£o e o mundo dos neg√≥cios enquanto parte fundamental de sua vida, seja o nosso colunista Stephen Kanitz, o escritor norte-americano Carmine Gallo, a nossa equipe ou voc√™s.

 

Vejam abaixo:

Vantagem competitiva das na√ß√Ķes, de Michael Porter

 

 ‚ÄúO livro que destrona ‚ÄėRiqueza das Na√ß√Ķes‚Äô, de Adam Smith‚ÄĚ.

 

Indicação de Stephen Kanitz - mestre em Administração de Empresas pela Harvard University, e autor da coluna Ponto Final, na revista Administradores.

 

Blink: a decis√£o num piscar de olhos, de Malcolm Gladwell, autor de ‚ÄúO ponto da virada‚ÄĚ e ‚ÄúFora de s√©rie‚ÄĚ

 

‚ÄúO livro me foi recomendado (e presenteado) pelo meu super monitor de Psicologia Aplicada √† Administra√ß√£o, Lucas Funchal e, bem, √© revolucion√°rio porque afirma que decis√Ķes acertadas n√£o s√£o sempre fruto de longos processos decis√≥rios e de coleta de informa√ß√Ķes. Uma decis√£o r√°pida tamb√©m pode ser √≥tima! Ele aborda a exist√™ncia de um "inconsciente cognitivo" (express√£o minha para diferenciar do inconsciente de Freud) que ele chama de inconsciente adapt√°vel. Bem, para saber mais, √© preciso ler o livro. Decida-se logo!‚ÄĚ

 

Indicação de Silvia Generali, professora da UFRGS e autora do livro Psicologia aplicada à Administração.

 

Think and grow rich (no Brasil, "Quem pensa enriquece"), de Napoleon Hill

 

‚ÄúApesar de ter sido escrito h√° mais de 70 anos, o conte√ļdo ainda √© atual ao abordar a ess√™ncia do processo de constru√ß√£o de riqueza e sua rela√ß√£o com o funcionamento do c√©rebro. O autor √© extremamente convincente ao demonstrar que a atitude das pessoas √© fator imperativo em sua prosperidade, mais do que o acesso √† informa√ß√£o ou forma√ß√£o privilegiada. Os exemplos do livro tratam tanto de forma√ß√£o de riqueza pessoal quanto empresarial, explicando a rela√ß√£o entre as duas. Mesmo sendo um pesquisador no assunto, mudei algumas de minhas convic√ß√Ķes ap√≥s a leitura dessa obra de Napoleon Hill‚ÄĚ.

 

Indica√ß√£o de Gustavo Cerbasi, administrador, consultor financeiro, autor do best-seller ‚ÄúCasais Inteligentes Enriquecem Juntos‚ÄĚ e apontado em 2009 pela revista √Čpoca como um dos 100 brasileiros mais influentes.

 

Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

 

‚ÄúSe pensarmos que alguns fatores cruciais de sucessos dos neg√≥cios est√£o na habilidade de cultivar relacionamentos estrat√©gicos e gerenciar pessoas, √© fundamental ler essa obra e incrementar sua habilidade de networking e talento para lidar com os recursos humanos‚ÄĚ.

 

Indicação de Edney Souza, pioneiro da blogosfera no Brasil, responsável pelo Interney.net, um dos blogs mais populares do Brasil.

 

Em Frente! - Como a Starbucks lutou por sua vida sem perder a alma, de Howard Schultz (CEO da Starbucks)

 

‚ÄúHoward Schultz mudou a forma como eu vejo a comunica√ß√£o nos neg√≥cios. Eu o entrevistei alguns anos atr√°s e, revendo a transcri√ß√£o, percebi que ele n√£o usou, em nenhum momento, a palavra ‚Äúcaf√©‚ÄĚ. Schultz ama caf√©, mas sua grande paix√£o √© criar um ambiente de trabalho que fa√ßa as pessoas se sentirem bem e uma cultura que recompensa os servi√ßos de atendimento mais excepcionais. H√° uma diferen√ßa entre o produto que voc√™ vende e o que esse produto representa. Schultz nos lembra que paix√£o √© tudo‚ÄĚ.

 

Indica√ß√£o de Carmine Gallo - norte-americano, √© especialista em t√©cnicas de comunica√ß√£o, escreve para a revista BusinessWeek e √© autor dos livros ‚ÄúFa√ßa como Steve Jobs‚ÄĚ e ‚ÄúInova√ß√£o ‚Äď a arte de Steve Jobs‚ÄĚ.

 

O fim do marketing como nós conhecemos, de Sergio Zyman

 

 ‚ÄúDe uma forma √°cida, clara e contundente, Zyman conta em detalhes o case da New Coke, outros v√°rios erros (que ele nunca assume) e traz conceitos super interessantes de como lidar com marketing, vendas, branding, pessoas etc.‚ÄĚ

 

Indicação de Marcos Hiller - coordenador do MBA Gestão de Marcas da Trevisan Escola de Negócios e colunista do Portal Administradores.

 

SUGEST√ēES DA REDA√á√ÉO

 

Conversamos, analisamos, discordamos, concordamos e chegamos aos dois t√≠tulos abaixo, que deixamos aqui como nossas sugest√Ķes de leitura indispens√°veis a todo administrador:

 

Estratégia competitiva, de Michael Porter

 

Lan√ßado nos anos 1980, o livro colocou o nome de Michael Porter de forma definitiva na lista dos principais pensadores do management mundial e √© a base dos os estudos que comp√Ķem suas obras seguintes, ‚ÄúVantagem competitiva‚ÄĚ e ‚ÄúA vantagem competitiva das na√ß√Ķes‚ÄĚ.

 

 

 

 

 

 

Safári da Estratégia, de Henry Mintzberg

 

Um livro fant√°stico que re√ļne os principais estudos a respeito da estrat√©gia j√° feitos no mundo, desde a Antiguidade at√© hoje. Uma obra que foge das tradicionais receitas de bolo sem deixar de ser did√°tico, o livro √© um instrumento fundamental para estudantes de Administra√ß√£o e qualquer interessado em compreender o que de fato √© ser estrat√©gico.

 

AS SUGEST√ēES DOS LEITORES

 

 

 

 

A Arte da Guerra ganhou v√°rias edi√ß√Ķes no Brasil

 

 

Entre os nossos seguidores no Twitter e f√£s no Facebook, os dois livros mais citados foram ‚ÄúA arte da guerra‚ÄĚ, de Sun Tzu, e ‚ÄúO monge e o executivo‚ÄĚ, de James C. Hunter. O primeiro, como o pr√≥prio t√≠tulo sugere, √© sobre estrat√©gia. Mais especificamente, um tratado militar do s√©culo IV a.C. que influenciou diversos l√≠deres ao longo da hist√≥ria e at√© hoje se mant√©m muito atual. J√° o √ļltimo, utilizando como gancho um encontro entre l√≠deres de diversos segmentos em um mosteiro no norte de Michigan, aborda o tema ‚Äúlideran√ßa‚ÄĚ sob a perspectiva do l√≠der servidor.

 

Finalizada a lista, voc√™ deve estar se perguntando: sim, mas nenhum livro de Peter Drucker? Respondemos: sim, nenhum livro de Drucker. E o motivo √© simples: esse dispensa indica√ß√Ķes, √© leitura obrigat√≥ria para todo administrador e estudante de Administra√ß√£o.

Fonte: www.administradores.com.br