ÔĽŅ SINDASUL - Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul

O que é preciso para ser um CEO
06/07/201217:15:00
 
Quando abre uma nova vaga de CEO em empresas da América Latina a tendência é que funcionários de dentro das próprias empresas assumam o posto. E neste caso, os diretores das áreas comercial e financeira são os mais indicados para assumir a liderança da companhia, segundo levantamento da Fesa. Mas qual o diferencial dos profissionais desses setores que fazem com que eles sejam os principais candidatos para presidência de uma empresa?

As duas áreas são estratégicas e costumam formar muitos executivos nas empresas, mas por qual motivo? Qual o diferencial dos profissionais desses setores que fazem com que eles sejam os principais candidatos para presidência de uma empresa?

Segundo Carlos Guilherme Nosé, diretor da Fesa, os profissionais dessas áreas tendem a possuir a tríade de qualidades que são exigidas de um CEO. "São profissionais que têm visão macro de negócios, sabem gerir pessoas e possuem habilidade de comunicação entre acionistas, ou um conselho e sua equipe", diz Nosé.

Essas qualidades n√£o s√£o encontradas apenas nas √°reas financeira ou comercial. "H√° exce√ß√Ķes, o recrutamento √© feito com base no hist√≥rico do profissional, n√£o necessariamente na √°rea", explica o especialista. Ou seja: sendo um bom l√≠der e possuindo as caracter√≠sticas necess√°rias, qualquer um pode subir aos cargos de mais alta ger√™ncia.

Nos√© diz que os profissionais da √°rea financeira costumam ser mais anal√≠ticos e detalhistas - caracter√≠sticas valorizadas dependendo da empresa. J√° aqueles que v√™m da √°rea comercial possuem maior compet√™ncia comportamental, ou seja, s√£o melhores em negocia√ß√Ķes.

Mas se essas são características que qualquer profissional pode desenvolver em sua carreira, por que são encontradas mais nessas áreas? "Aí é uma questão de o que veio primeiro, o ovo ou a galinha", brinca Nosé. Para o recrutador, fica difícil determinar se as pessoas com determinadas qualidades acabam indo para essas áreas ou se por lá elas se desenvolvem de um jeito específico.

Nos√© explica que os empres√°rios que vieram das √°reas que mais promovem CEOs ainda t√™m outras vantagens. De acordo com o especialista, esses profissionais acabam se beneficiando justamente do fato de estarem em √°reas estrat√©gicas da empresa. "S√£o coisas que preocupam os diretores e as empresas", explica. "O comercial vive a rela√ß√£o com o mercado no dia a dia. J√° se a empresa est√° preocupada com quest√Ķes internas, de processo e custos, o financeiro vai se destacar".


Fonte: vocesa.abril.com.br