Brasil cai em ranking de otimismo de empresas
16/07/201216:59:00

Menos empres√°rios brasileiros se sentem otimistas com rela√ß√£o √† economia nacional. O International Business Report (IBR) 2012, da Grant Thornton International, mostra que 61% dos empres√°rios locais est√£o otimistas com os pr√≥ximos 12 meses, n√ļmero 25 pontos porcentuais menor do que os 86% registrados no primeiro trimestre do ano. Com a varia√ß√£o, o Pa√≠s caiu da segunda para a oitava posi√ß√£o no ranking mundial de otimismo.

De acordo com o estudo, o otimismo global medido no segundo trimestre deste ano foi de 23%, quatro pontos porcentuais acima do trimestre anterior, quando o índice era de 19%. O IBR é feito com 11.500 empresas em 40 países.

"Com a continuidade da crise internacional, o empresário brasileiro começa a sentir os efeitos de cortes de investimentos, por exemplo, e volta o foco para a economia local, onde as perspectivas não são mais tão animadoras, com confirmação de um crescimento modesto do PIB e políticas de incentivo focadas no consumo e não no crescimento", disse em nota distribuída à imprensa Fábio Luis de Souza, da Grant Thornton Brasil.

Marcada pela crise e por um forte desemprego, a Espanha segue como o país mais pessimista, com o índice de otimismo marcando -66%, mas está em situação melhor do que a verificada no trimestre anterior (-71%). Na sequência vêm Grécia (-58%), Holanda (-46%) e Japão (-41%). Os empresários argentinos diminuíram o grau de otimismo. No primeiro trimestre do ano, 24% estavam otimistas, enquanto na leitura mais recente o índice caiu para -30%.

Entre os empres√°rios mais otimistas est√£o os do Peru, onde 96% se sentem confiantes com a economia local. Em seguida, v√™m Chile e Filipinas (90%), Ge√≥rgia (83%), Canad√° (70%), √ćndia (67%) e √Āfrica do Sul (63%). A B√©lgica saiu de um n√≠vel negativo de otimismo registrado no primeiro trimestre (-26%) e aumentou 64 pontos percentuais. Hoje, 28% dos empres√°rios belgas se consideram otimistas com a economia local. A Su√≠√ßa tamb√©m saiu do negativo, passando de -22% de empres√°rios otimistas para 16%.

Na Uni√£o Europeia, o otimismo subiu 2 pontos porcentuais e chegou a -2% no segundo trimestre do ano. Na Am√©rica do Norte, o grau de otimismo tamb√©m subiu, de 47% para 52%. Na Am√©rica Latina, houve redu√ß√£o de 20 pontos porcentuais do otimismo, que passou de 73% para 53%. Nos pa√≠ses do Bric (Brasil, R√ļssia, √ćndia e China), o otimismo ficou est√°vel em 41%.

Copyright © 2012 Agência Estado. Todos os direitos reservados.

Fonte: istoedinheiro.com.br