Conquista do 13¬ļ sal√°rio completa 50 anos.
16/07/201217:22:00

O 13¬ļ sal√°rio √© considerado hoje um dos instrumentos para aquecer a economia do Pa√≠s. Em 2011, o benef√≠cio pago aos trabalhadores com carteira assinada injetou R$ 1,8 bilh√£o na economia da Regi√£o, de acordo com os dados divulgados pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estat√≠stica e Estudos Socioecon√īmicos). O abono de Natal, popularmente conhecido como 13¬ļ, completa 50 anos neste m√™s de julho. Os trabalhadores na Pirelli, de Santo Andr√©, foram um dos primeiros na Regi√£o a conquistar o pagamento.

O coordenador de rela√ß√Ķes sindicais do Dieese, Jos√© Silvestre Prado de Oliveira, lembrou que essa luta transformou-se numa conquista a toda a sociedade. ‚ÄúO 13¬ļ sal√°rio aquece a economia, um sal√°rio a mais significa maior consumo e, com isso, mais produ√ß√£o e emprego‚ÄĚ.

As lutas pelo pagamento come√ßaram durante os efervescentes anos 1960. Ap√≥s muitas mobiliza√ß√Ķes dos oper√°rios em todo o Pa√≠s, a gratifica√ß√£o salarial foi institu√≠da pela Lei n¬ļ 4.090, de 13 de julho de 1962, assinada pelo presidente Jo√£o Goulart,  que oficializou o abono de Natal na legisla√ß√£o do trabalho.

Na Região, a luta se intensificou nesse mesmo período depois que os trabalhadores na Pirelli começaram a receber a gratificação. A mobilização se estendeu a trabalhadores de outras fábricas como Rhodia, Firestone, Laminação Nacional de Metais pela reivindicação a este direito.

Movimento

O contexto pol√≠tico da √©poca era turbulento pela forte oposi√ß√£o de setores conservadores ao governo de Jo√£o Goulart. Os oper√°rios se uniram e realizaram protestos e greve nas f√°bricas, e foram √†s ruas. O ex-prefeito de Santo Andr√©, Jo√£o Avamileno, naquele ano havia come√ßado a trabalhar na Pirelli como ajudante-geral, aos 18 anos, e relembra alguns atos. ‚ÄúA luta sindical no ABCD sempre foi muito forte, os trabalhadores iam √†s ruas, deflagravam greve e isso resultou em uma s√©rie de benef√≠cios aos trabalhadores. Por isso, √© importante lembrar que esses direitos foram conquistados com muito suor e uni√£o e ao custo de muitas demiss√Ķes e at√© de mortes de trabalhadores. Acompanhei de perto a luta pelo 13¬ļ e me orgulho por essa conquista.‚ÄĚ

‚ÄúMesmo a Pirelli dando o abono de Natal, lutamos para que o benef√≠cio fosse reconhecido por lei como direito do trabalhador e assim estendido a todas as categorias. A uni√£o dos oper√°rios do ABCD representou for√ßa ao movimento que outros sindicatos faziam pelo Pa√≠s. A Regi√£o era o palco das principais lutas trabalhistas,‚ÄĚ disse o aposentado Nerci Domingues.

Greve geral

Em 5 de julho de 1962 milhares de trabalhadores organizaram, junto com o CGG (Comando Geral de Greve), uma greve geral no Pa√≠s. As principais reivindica√ß√£o eram de car√°ter pol√≠tico, como a cria√ß√£o de um ‚Äúgabinete  ministerial nacionalista e democr√°tico‚ÄĚ, at√© itens sindicais como melhorias de condi√ß√Ķes de trabalho, abono salarial, liberdade sindical, entre outros. Dias depois o presidente sancionou a lei do 13¬ļ sal√°rio.

Fonte: abcdmaior.com.br