Apenas 28% afirmaram estar engajados e 26% se sentem sem suporte por parte da empresa para realizar suas atividades
24/07/201214:35:00

Dados do Estudo Global sobre Força de Trabalho, realizado pela Towers Watson, revelam que 30% dos profissionais brasileiros estão desengajados no seu emprego atual. Apenas 28% afirmaram estar altamente motivados, 26% se sentem sem suporte por parte da empresa para realizar suas atividades, e 16% estão desvinculados de suas empresas.

Para o consultor s√™nior da √°rea de Pesquisas com Empregados da Towers Watson no Brasil, Carlos Ortega, o resultado da pesquisa √© considerado cr√≠tico. ‚ÄúSe considerarmos que as empresas hoje buscam um engajamento sustent√°vel, isto √©, que assegure uma alta performance e um comprometimento de longo prazo, esses n√ļmeros mostram que as empresas est√£o bastante vulner√°veis‚ÄĚ.

Ele ainda ressalta que nos √ļltimos anos, com os empregadores se preocupando em controlar custos e manter as empresas competitivas globalmente, o suporte organizacional e o foco em bem-estar tornaram-se fundamentais. ‚ÄúAs empresas que n√£o se preocuparem em melhorar o ambiente de trabalho, garantir o ambiente de suporte aos funcion√°rios e criar um sentimento de v√≠nculo √† organiza√ß√£o, ver√£o o engajamento dos profissionais diminuir, afetando diretamente a produtividade e a capacidade de crescimento do neg√≥cio", completa Ortega.

Principais motiva√ß√Ķes

A pesquisa aponta que o salário e benefícios são os principais fatores para o alto engajamento. Também, para os profissionais brasileiros, o desenvolvimento de carreira, imagem da empresa e metas e objetivos claros são importantes pontos que os motivam a criar um laço com a empresa.

No entanto, o cen√°rio das empresas brasileiras, quando analisados esses itens, se mostrou desanimador. Para o desenvolvimento de carreira, metade dos entrevistados acreditam que se desligar da empresa √© a √ļnica op√ß√£o. Quase 60% afirmam n√£o ter acesso aos treinamentos necess√°rios para serem produtivos em suas atividades e 63% n√£o acreditam ser efetivos os programas de treinamento.

J√° nas metas e objetivos claros, 46% dos empregados n√£o conhecem ou t√™m acesso √†s metas da empresa em que trabalha, 37% n√£o entendem o seu papel no trabalho e 44% n√£o sabem as a√ß√Ķes necess√°rias para contribuir com a empresa.

‚Äú√Č preciso remover as barreiras para a realiza√ß√£o dos trabalhos. Al√©m de √≥timas condi√ß√Ķes de emprego, as companhias precisam ser claras ao demonstrar que o funcion√°rio √© valorizado‚ÄĚ, aponta Ortega. Para ele, o suporte organizacional √© importante para propiciar as condi√ß√Ķes necess√°rias para melhorar a produtividade e o desempenho.

Sobre o estudo

A pesquisa foi norteada pelo conceito de engajamento sustent√°vel, que √© a soma do engajamento (v√≠nculo √† empresa e vontade de dar o melhor de si ‚Äď esfor√ßo extra); suporte organizacional (que proporcione produtividade e alto desempenho); e bem-estar (f√≠sico, emocional e interpessoal). Ao todo, foram entrevistados mais de 32 mil profissionais de organiza√ß√Ķes de grande e m√©dio porte de 28 pa√≠ses.

Fonte: Infomoney