ï»ż SINDASUL - Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul

Estoque de crĂ©dito cresce e inadimplĂȘncia cai em junho
26/07/201215:15:00

O estoque das operaçÔes de crĂ©dito do sistema financeiro cresceu 1,5% em junho na comparação com maio, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC). Com a evolução, o estoque das operaçÔes alcançou 2,167 trilhĂ”es de reais no fim do mĂȘs passado. No acumulado do trimestre, a carteira cresceu 4,5%, e nos seis primeiros meses do ano, o aumento foi de 6,8%. Em 12 meses atĂ© junho de 2012, o total de operaçÔes de crĂ©dito registrou expansĂŁo de 17,9%.

Segundo o BC, entre as operaçÔes que mais cresceram no mĂȘs passado, estĂŁo os crĂ©ditos para governos estaduais e municipais, que aumentaram 3,1% em um mĂȘs, para R$ 43,498 bilhĂ”es, e o financiamento para a habitação, que avançou 2,8%, para 235,443 bilhĂ”es de reais.

O BC informou ainda que o total das operaçÔes de crédito em relação ao PIB atingiu em junho 50,6%, maior que os 50,1% observados em maio.

InadimplĂȘncia - A inadimplĂȘncia nas operaçÔes de crĂ©dito caiu em junho para 5,8%. O patamar Ă© inferior Ă  taxa de 5,9% registrada em maio e idĂȘntica Ă  observada nos meses de fevereiro e abril. O recuo dos atrasos superiores a 90 dias nos financiamentos aconteceu tanto para os consumidores quanto nos emprĂ©stimos para as empresas.

Na mĂ©dia, a inadimplĂȘncia na pessoa fĂ­sica caiu de 7,9% em maio para 7,8% em junho. Entre as vĂĄrias operaçÔes desse segmento, houve queda do indicador em aquisição de veĂ­culos, cuja taxa de inadimplĂȘncia caiu de 6,1% para 6,0%, no perĂ­odo. Entre as outras linhas apresentadas no relatĂłrio do BC, nĂŁo houve queda. No cheque especial, a inadimplĂȘncia subiu de 11,3% para 11,6%; na aquisição de outros bens, o calote cresceu de 13,9% para 14,1% e, no crĂ©dito pessoal, a taxa ficou estĂĄvel em 5,7%. Na pessoa jurĂ­dica, a inadimplĂȘncia mĂ©dia no crĂ©dito livre, oscilou de 4,1% em maio para 4,0% em junho, retornando ao patamar de janeiro de 2012.

VeĂ­culos - O total das operaçÔes de crĂ©dito para compra de veĂ­culos entre as pessoas fĂ­sicas voltou a crescer com mais força em junho e aumentou 1,4% no mĂȘs passado ante maio. O total da carteira de crĂ©dito pessoa fĂ­sica do segmento automotivo atingiu 202,740 bilhĂ”es de reais no fim do mĂȘs passado. No ano, o montante cresceu 0,9%, e acumula expansĂŁo de 4,3% em 12 meses atĂ© junho.

Por segmento, a expansĂŁo das operaçÔes aconteceu exclusivamente nos financiamentos conhecidos como CDC, cujo montante cresceu 2,1% no mĂȘs passado. JĂĄ as operaçÔes de arrendamento mercantil, o leasing, tiveram contração de 4,5%.

O BC informou também que o total de financiamentos para as pessoas físicas no segmento habitacional avançou 2,8% em junho ante maio e alcançou 235,443 bilhÔes de reais. No ano, essa carteira cresceu 17,4% e acumula alta de 40,6% em 12 meses até junho.

MĂ©dia diĂĄria - A mĂ©dia diĂĄria de novos emprĂ©stimos concedidos pelo sistema financeiro Ă s empresas e aos consumidores cresceu com força no mĂȘs passado. Dados do BC mostram que na mĂ©dia esse valor cresceu 6% em junho ante maio e alcançou 10,044 bilhĂ”es de reais no mĂȘs passado. Na comparação com junho de 2011, o valor Ă© 12,4% maior.

Segundo o BC, os emprĂ©stimos para pessoas fĂ­sicas lideraram a expansĂŁo das operaçÔes do mĂȘs passado, com mĂ©dia diĂĄria 6,4% maior que em maio. Com esse desempenho, bancos e financeiras emprestaram mĂ©dia de R$ 4,002 bilhĂ”es a cada dia de junho Ă s pessoas fĂ­sicas.

Nas operaçÔes para empresas, a média diåria de novas concessÔes cresceu 5,7% ante maio e atingiu 6,042 bilhÔes de reais.

Juro mĂ©dio - O BC tambĂ©m informou que o juro mĂ©dio do crĂ©dito livre ficou em 31,1% em junho, ante 32,9% em maio. Foi o quarto mĂȘs seguido de redução da taxa na comparação com o mĂȘs anterior. Em fevereiro, o juro mĂ©dio estava em 38,1%. A taxa mĂ©dia do crĂ©dito livre para pessoa fĂ­sica recuou de 38,8% em maio para 36,5% em junho e, no ano atĂ© junho, acumula uma queda 7,3 pontos porcentuais.

Jå a taxa média do crédito livre para pessoa jurídica recuou de 25% em maio para 23,8% em junho e, no ano até junho, acumula baixa de 4,4 pontos porcentuais.

A queda dos juros no mĂȘs passado foi influenciada principalmente pela redução do spread bancĂĄrio. O spread mĂ©dio do crĂ©dito livre em geral caiu de 24,7 pontos porcentuais em maio para 23,2 pontos porcentuais em junho. No ano atĂ© junho, a queda Ă© de 3,7 pontos porcentuais.

O spread para pessoa física caiu de 30,5 pontos porcentuais em maio para 28,5 pontos porcentuais em junho. Jå o spread para pessoa jurídica caiu de 16,8 pontos porcentuais em maio para 15,9 pontos porcentuais em junho. No ano até junho, o spread para pessoa física recuou 5,2 pontos porcentuais e para a pessoa jurídica caiu 2,0 pontos porcentuais.

O recuo do spread médio geral no crédito livre no final do segundo trimestre de 2012 em relação ao verificado no final do primeiro trimestre, em março deste ano, foi de 4,8 pontos porcentuais. A queda mais significativa foi registrada nas operaçÔes para pessoa física, com o spread declinando 6,6 pontos porcentuais na mesma base de comparação. Para pessoa jurídica, o spread no mesmo período caiu 2,5 pontos porcentuais.

(Com AgĂȘncia Estado)

Fonte: veja.abril.com.br