Impostômetro atinge R$ 900 bilhões nesta 5ª feira
01/08/201217:26:00
 

O impostômetro atingirá nesta quinta-feira, ao meio-dia, a marca de 900 bilhões de reais em tributos pagos pelos brasileiros desde 1º de janeiro, de acordo com a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em 2011, a marca chegou 16 dias mais tarde que neste ano. A contagem da associação considera tributos federais, estaduais e municipais.

"Embora o Produto Interno Bruto (PIB) tenha sofrido queda, a arrecadação tributária novamente bate recorde", disse Rogério Amato, presidente da ACSP. Para ele, o governo precisa ficar atento a seus gastos a fim de evitar aumento do déficit público em um momento delicado para toda a economia mundial. 

A virada para a marca de 900 bilhões de reais pode ser acompanhada tanto no painel que fica na Rua Boa Vista, no centro da capital paulista, quanto no site do Impostômetro na internet. A marca de 1 trilhão de reais em 2011 foi batida em 13 de setembro.

Déficit – Nesta terça-feira, o Banco Central (BC) informou que o setor público consolidado encerrou junho com déficit nominal de 13,325 bilhões de reais. Segundo o BC, o rombo nas contas públicas é maior que o verificado em igual mês do ano passado, quando o saldo negativo ficou em 5,618 bilhões de reais. O déficit nominal acontece sempre que a economia realizada pelo governo para pagar os juros (o superávit primário) é insuficiente para pagar os juros do período.

(com Agência Estado)


Fonte: Veja