Salário ou satisfação profissional?
02/08/201218:04:00

Uma grande dificuldade para se obter sucesso profissional est√° justamente em saber "o que se quer ser quando crescer". Uma minoria de pessoas consegue ter a clareza de qual profiss√£o deseja desempenhar no futuro, principalmente no momento de ingressar em uma universidade.

Normalmente, nos deparamos com algumas situa√ß√Ķes bem conhecidas por muitos, como a forte press√£o dos pais pela escolha da profiss√£o que mais os agrada, falta de clareza sobre qual carreira escolher ou a op√ß√£o por um curso que caiba no or√ßamento - mesmo que n√£o seja o curso ideal.

A exigência do mercado de trabalho e, psicologicamente, da sociedade, por uma formação de nível superior, faz com que muitas pessoas escolham um curso sem terem a certeza do que querem, e no meio do caminho desistem, ou ainda concluem o curso e não exercem a profissão.

Iniciamos nossas experi√™ncias profissionais buscando a felicidade, mas a necessidade financeira para suprir os desejos que a juventude exige acaba abrindo caminhos que dificultam. A verdade √© que muitos jovens, pela falta de clareza e experi√™ncia, n√£o sabem o que querem fazer e em que trabalhar para se considerarem felizes profissionalmente.Geralmente optamos por algum curso de n√≠vel superior sem muita certeza da nossa escolha e experimentamos v√°rios tipos de trabalhos e fun√ß√Ķes na busca pelo dinheiro. Afinal, logo de cara nossa busca pela felicidade acaba sendo deixada para segundo plano quando damos a prioridade para a quest√£o financeira. No momento em que trabalhamos exclusivamente por melhores sal√°rios e melhores cargos, a satisfa√ß√£o pessoal e profissional ficam distantes de serem alcan√ßadas.

Muitas pesquisas apontam que profissionais de cargos elevados em grandes organiza√ß√Ķes e com sal√°rios alt√≠ssimos largam tudo na busca pela satisfa√ß√£o por fazerem algo que realmente gostam e acreditam. Muitos reiniciam suas vidas profissionais e conseguem reequilibrar suas carreiras, onde conseguem dar prioridade para o prazer pelo que fazem e em pouco tempo conseguem ter como consequ√™ncia um excelente retorno financeiro.

Aquele velho ditado que diz "nunca √© tarde para recome√ßar" √© muitas vezes praticado por profissionais que conseguem aproveitar os programas de desenvolvimento oferecidos pelas organiza√ß√Ķes que investem em seus profissionais, sendo que o autoconhecimento proporcionado permite que muitos possam conquistar um novo significado para suas carreiras e consigam melhores resultados dentro da pr√≥pria organiza√ß√£o. Em alguns casos, os profissionais acabam mudando de √°rea, pois a felicidade n√£o √© vislumbrada dentro da mesma organiza√ß√£o. O mais importante √© n√£o desistir da busca pela felicidade.

Por conhecer diversos exemplos de casos reais, acredito que a forma mais sustent√°vel de manter a equa√ß√£o sal√°rio x satisfa√ß√£o equilibrada √© n√£o focar √ļnica e exclusivamente no dinheiro, pois este deve vir como resultado do trabalho que √© feito quando se gosta, com prazer e significado especial para quem o faz. √Č importante ser honesto consigo mesmo na busca pela felicidade profissional e que possamos mudar nossos rumos a qualquer √©poca de nossas vidas, afinal: nunca √© tarde para recome√ßar!

Alan Cordeiro - Administrador e consultor da M&S, consultoria especializada em desenvolvimento humano.

Fonte: Administradores