Os Ecoeficientes
06/08/201217:30:00

Com mais de dois mil pontos de vendas espalhados por todo o País, e a comercialização de mais de 400 toneladas de produtos feitos a partir de resíduos plásticos, por ano, a empresa Ecoplásticos se destaca na fabricação de produtos sustentáveis voltados à construção civil. Baseada nos princípios de ecoeficiência socioambiental, desenvolvimento sustentável e na preservação do meio ambiente, a empresa cresce a passos largos e conquista cada vez mais o mercado.

Os itens fabricados s√£o extra√≠dos dos res√≠duos j√° colocados na natureza, que s√£o transformados e reciclados em novos produtos, com vida √ļtil superior a cinquenta anos. Sendo que ainda poder√£o ser reciclados novamente. Os itens fabricados s√£o para rede el√©trica, rede hidr√°ulica e ainda acess√≥rios.

O engenheiro e diretor presidente da Ecopl√°sticos, Gustavo Ventura Gargioni, avalia que o mercado de produtos ecol√≥gicos voltado ao consumidor final e visando uma sociedade sustent√°vel √©, sem d√ļvida, um dos mais promissores neste s√©culo em todo o mundo. Na constru√ß√£o civil, a utiliza√ß√£o de materiais sustent√°veis ainda √© pequena, e o setor √© pouco ou quase nada explorado.

O produto ecol√≥gico √© todo artigo que, artesanal, manufaturado ou industrializado, seja n√£o poluente e n√£o t√≥xico. Ben√©fico ao meio ambiente e √† sa√ļde, contribuindo para o desenvolvimento de um modelo econ√īmico e social sustent√°vel.

Ele destaca que o segmento caminha devagar e que ainda existe muito a ser feito. "√Č verdade que j√° se avan√ßou em rela√ß√£o √† conscientiza√ß√£o de se utilizar produtos sustent√°veis na Constru√ß√£o Civil. No entanto, ainda estamos muito atrasados em rela√ß√£o a outros pa√≠ses. H√° muito o que fazer e a melhorar em todos os sentidos, na qualidade dos produtos, na legisla√ß√£o e em pesquisas", assegura.

A ECOPL√ĀSTICOS
Gargioni conta que a empresa foi fundada em 2005, em Salvador, na Bahia. Durante os primeiros tr√™s anos, a empresa atuava exclusivamente na recupera√ß√£o de res√≠duos pl√°sticos, produzindo resina reciclada. A produ√ß√£o era comercializada com as ind√ļstrias de transforma√ß√£o, a maioria localizada na regi√£o sudoeste. Em 2007, devido √† baixa rentabilidade, os altos custos com o transporte do material e a depend√™ncia de fornecedores de sucata obrigaram a empresa a definir um novo plano de neg√≥cios.

A partir de 2008, a Ecoplásticos começou a fabricar tubos corrugados, o primeiro produto final, destinado à construção civil. Esse período também foi marcado pela formação da primeira equipe de vendas da empresa.

J√° em 2009, foram realizados investimentos na amplia√ß√£o do parque industrial, altera√ß√£o dos processos de gest√£o e implanta√ß√£o do sistema de gest√£o comercial pr√≥prio, cujo software foi desenvolvido exclusivamente para a empresa. "A crise econ√īmica foi sentida. Mesmo assim, os investimentos em m√°quinas e na amplia√ß√£o da rede de distribui√ß√£o continuaram. Dois novos produtos foram lan√ßados no mercado, o balde, com projeto de engenharia exclusivo, e o sif√£o, com inovadora caracter√≠stica ecol√≥gica. E nosso grande salto de crescimento aconteceu em 2010 e 2011", comemora Gargioni.No in√≠cio de 2010 a Ecopl√°sticos tinha no total pouco mais que mil clientes, esse n√ļmero saltou para mais de dois mil em apenas doze meses. Este ano, a cada m√™s oitenta novos clientes s√£o conquistados. Segundo o diretor, a meta √© alcan√ßar a marca de cinco mil clientes at√© a Copa de 2014. "Tivemos um crescimento de faturamento em 2009 e 2010 de 45%, em 2010 e 2011 o faturamento cresceu 30%. Projetamos para este ano um acr√©scimo de 26% e para o ano seguinte 38%. Esse crescimento em 2014 √© esperado pelo cronograma das chegadas de novas m√°quinas e equipamentos mais modernos ao nosso parque industrial", revela.

Gargioni refor√ßa que algumas medidas foram fundamentais para que a empresa registrasse um bom desempenho no mercado e conquistasse a confian√ßa dos clientes. Todas as a√ß√Ķes partiram da melhoria do sistema de gest√£o da empresa. Com a manuten√ß√£o do plano de investimento, a defini√ß√£o do foco de atua√ß√£o, ou seja, a fabrica√ß√£o de produtos exclusivamente destinados √† constru√ß√£o civil, a criteriosa estrutura√ß√£o na rede de distribui√ß√£o e o constante investimento na melhoria da qualidade e diferencia√ß√£o dos produtos permitiram a amplia√ß√£o da carteira de clientes e, consequentemente, aumentou os lucros.

FAZENDO A DIFERENÇA E CONQUISTANDO O MERCADO
Para o diretor da Ecopl√°sticos, uma das pioneiras no setor, o grande diferencial da empresa √© que a reciclagem √© tratada de maneira profissional, atendendo √†s melhores pr√°ticas de mercado. Somente no ano passado os investimentos em pesquisa e desenvolvimento foram bem maiores do que em marketing, por exemplo. "Tivemos o cuidado de contratar engenheiros qu√≠micos para analisar as estruturas moleculares do pl√°stico reciclado em nossa planta. Fabricamos produtos com qualidade, mesmo utilizando de mat√©ria prima reciclada. Sem d√ļvida, essa postura e seriedade atraem novos investidores e o respeito da sociedade pelo nosso trabalho", comemora.

Atualmente s√£o quarenta funcion√°rios diretos, mais de trinta e cinco representantes comerciais atuando nos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Para√≠ba, em S√£o Paulo e Rio de Janeiro. Al√©m de uma rede de cento e cinquenta fornecedores de mat√©ria- -prima, com pelo menos quatro funcion√°rios. No total mais de dois mil pontos de vendas, com tr√™s funcion√°rios cada. "Estamos produzindo algo novo de excelente qualidade a partir de material reciclado. Geramos frente de trabalho em boa parte dos estados brasileiros. Tenho convic√ß√£o que com a atua√ß√£o de nossa empresa estamos beneficiando o meio ambiente e o preservando para gera√ß√Ķes futuras. Criamos empregos e devolvemos a sociedade atrav√©s de sal√°rios, uma for√ßa econ√īmica extraordin√°ria e que melhora a qualidade de vida de muitas pessoas e fam√≠lias", assegura.

Para ele √© necess√°rio que a sustentabilidade seja observada de maneira ampla. Todos os empres√°rios s√©rios e respons√°veis exercem uma fun√ß√£o social extremamente importante para o Pa√≠s. O processo abrange dois grandes pilares enquanto d√° uma vida longa aos produtos e mercadorias fabricados, ainda promove o crescimento das organiza√ß√Ķes de maneira sustent√°vel, ou seja, os resultados s√£o permanentes e duradouros e assim a empresa cresce e gera novos empregos e riquezas para todos. "De maneira restrita √© nosso dever trabalhar sempre em prol da preserva√ß√£o do meio ambiente. Nesse aspecto, a Ecopl√°sticos j√° nasceu com o seu DNA voltado para esse fim, retirando os res√≠duos de pl√°sticos e transformando-os em novos produtos. Com isso exerce uma dupla fun√ß√£o: reduzir os estoques de res√≠duos s√≥lidos e reduzir o consumo de derivados de petr√≥leo", conclui.

Fonte: Gestão & Negócios