7 novas carreiras para você ganhar mais dinheiro
06/08/201217:37:00

S√ÉO PAULO - A Michael Page, consultoria de recrutamento especializado, acaba de divulgar uma rela√ß√£o com sete novas profiss√Ķes para quem deseja ganhar mais no mercado de trabalho.

O estudo realizado em cinco países (Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e Brasil) traz novos cargos para os profissionais que atuam na área administrativa ou no segmento de criação, marketing, publicidade e propaganda. Os salários oferecidos podem chegar até R$ 45 mil.

‚ÄúTratam-se de profiss√Ķes muito especializadas, que atendem a demandas atuais e futuras. A perspectiva para os pr√≥ximos anos √© de amplia√ß√£o no campo de trabalho desses cargos‚ÄĚ, explica o presidente da Michael Page no Brasil, Paulo Pontes.

A rela√ß√£o com sete profiss√Ķes encontra-se √† seguir.

1. Gerente de treinamento do Varejo
Respons√°vel pelo treinamento dos funcion√°rios de cada ponto de venda da empresa. Antes, o costume era que a empresa adotasse um treinamento padr√£o para todos os funcion√°rios que lidam com o p√ļblico; hoje, considera-se mais produtivo contar com profissionais que elaboram programas espec√≠ficos conforme as caracter√≠sticas dos consumidores locais. Sal√°rio m√©dio: R$ 8 mil a 12 mil.

2. Gerente de Identidade Visual
Em redes varejistas, √© encarregado de talhar cada ponto de venda ao perfil do p√ļblico que o frequenta. Ele define, por exemplo, a linha de produtos que deve ganhar destaque em determinada loja, a maneira como seus vendedores devem abordar a freguesia e as a√ß√Ķes promocionais mais proveitosas. Deve, enfim, cunhar uma identidade para a loja ao mesmo tempo em que cuida para que ela n√£o se sobreponha √† imagem da marca nem entre em choque com ela. Sal√°rio m√©dio: R$ 8 mil a R$ 12 mil.

3. Gerente de comunidade
Atua diretamente na comunica√ß√£o com o consumidor por meio de redes sociais, blogs e f√≥runs on-line. √Č respons√°vel, por exemplo, por impedir que as reclama√ß√Ķes sobre um produto ou servi√ßo de sua empresa divulgadas no Twitter ou no Facebook se transformem em virais negativos na internet. Sal√°rio m√©dio: R$ 7‚ÄČ mil a R$ 10 mil.

4. Gestor de reestruturação
Nos bancos, gerencia a carteira de clientes endividados, que abrange as empresas em dificuldades decorrentes, principalmente, da crise econ√īmica de 2008. Embora grande parte dos gestores de reestrutura√ß√£o atue no setor banc√°rio, h√° profissionais tamb√©m dentro das companhias, com a miss√£o de colocar a situa√ß√£o financeira da empresa nos eixos. Sal√°rio m√©dio: R$ 14 mil a R$ 24 mil.

5. Gerente de projetos
Joga no meio de campo entre o departamento de TI e as demais √°reas da empresa. Por um lado, ele leva as necessidades dos diferentes departamentos da companhia aos t√©cnicos de sistemas da informa√ß√£o. No caminho inverso, aponta aos funcion√°rios as limita√ß√Ķes dos recursos de TI. Como ele dialoga com grupos que muitas vezes n√£o se entendem ‚ÄĒ tecniqu√™s e juridiqu√™s, por exemplo, s√£o dois idiomas distintos ‚ÄĒ, a capacidade de comunica√ß√£o √© a sua principal caracter√≠stica. Sal√°rio m√©dio: R$ 12 mil a R$ 20 mil.

6. Gerente de rela√ß√Ķes governamentais
√Č o interlocutor da empresa junto a √≥rg√£os governamentais e ag√™ncias reguladoras, como Anatel e Aneel. Sua √°rea de atua√ß√£o √© vasta: inclui desde quest√Ķes legais at√© assuntos socioambientais. Por isso, o cargo exige um profissional que tenha grande capacidade de comunica√ß√£o e, ao mesmo tempo, muito conhecimento e aptid√£o para os meandros da burocracia ‚ÄĒ uma combina√ß√£o dif√≠cil, que, quando preenchida com efici√™ncia, pode levar aos mais altos sal√°rios entre aqueles oferecidos por essas novas profiss√Ķes. Sal√°rio m√©dio: R$ 12 mil a R$ 45 mil.

7. Gerente de marketing on-line
Elabora a estrat√©gia de marketing de uma empresa nas m√≠dias sociais, como Twitter e Facebook, de acordo com o p√ļblico espec√≠fico que se quer atingir e a rede social que se deve utilizar. Na Europa e nos Estados Unidos, os profissionais desse ramo j√° contam com experi√™ncia de at√© dez anos no curr√≠culo. No Brasil, o marketing on-line s√≥ agora come√ßa a se expandir ‚ÄĒ da√≠ a car√™ncia de profissionais experientes nessa √°rea. Sal√°rio m√©dio: R$ 8‚ÄČmil a R$ 15 mil.

Fonte: Infomoney