TST manda funcion√°rios dos Correios voltarem ao trabalho
28/09/201216:25:00

Ap√≥s 16 dias de greve, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os funcion√°rios dosCorreios voltem ao trabalho a partir desta sexta-feira (28), de acordo com o hor√°rio de cada funcion√°rio. Os ministros da Se√ß√£o de Diss√≠dios Coletivos decidiram tamb√©m que os trabalhadores dever√£o compensar os dias parados com trabalho extra em at√© seis meses.

Se o trabalho n√£o for retomado amanh√£, ser√° aplicada multa de R$ 20 mil por dia. Os ministros decidiram ainda que os trabalhadores ter√£o um aumento de 6,5% retroativo a agosto. Os Correios tinham proposto reajuste de 5,2%, mas a ministra K√°tia Arruda, relatora do processo de diss√≠dio ajuizado pela empresa, aumentou o percentual, para ‚Äúpreservar minimamente o poder aquisitivo dos trabalhadores‚ÄĚ.

O presidente do TST, Jo√£o Oreste Dalazen, ressaltou que os empregados dos Correios t√™m um dos sal√°rios mais baixos entre todas as empresas p√ļblicas federais. ‚ÄúH√° uma falta de atrativos na carreira que n√£o podemos perpetuar‚ÄĚ.

Os ministros decidiram que greve n√£o √© abusiva porque foi comunicada com anteced√™ncia pelos empregados √† empresa. Tamb√©m foi determinada a forma√ß√£o de uma comiss√£o com representantes da empresa e dos empregados para debater a adapta√ß√£o do plano de sa√ļde oferecido atualmente √†s normas da Ag√™ncia Nacional de Sa√ļde Suplementar (ANS).

Segundo os Correios, cerca de 11,8 mil funcion√°rios aderiram √† greve at√© hoje (27), o que representa 9,8% dos 120 mil funcion√°rios da empresa. A Federa√ß√£o Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Tel√©grafos e Similares (Fentect) estima que o percentual de ades√£o foi entre 40% e 50%. As informa√ß√Ķes s√£o da Ag√™ncia Brasil.

Fonte: Exame.com