Sindasul participa de evento promovido pelo MTE sobre relações de trabalho
17/12/201215:08:00

No dia 03 de dezembro, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso do Sul promoveu um evento destinado aos sindicalistas do Estado, no auditório do Senac de Campo Grande (MS). Por meio de palestras, foi abordado o tema: “O Ministério Público do Trabalho e Emprego (MTE) e as relações de trabalho no Brasil: as mesas redondas como espaços negociais privilegiados e a sua influência nas autonomias negocia das representações classistas”.

A presidente do Sindasul Adm. Eliane Toniasso participou do evento e destaca a importância do tema para os sindicatos: “Fortalece o diálogo patronal e laboral, ainda mais com o MTE atuando como mediador das discussões. Durante as palestras, foi enfatizado o comprometimento que a diretoria do sindicato tem nas tomadas de decisões cujo principal objetivo sempre é beneficiar o trabalhador através da elaboração de clausulas que serão negociadas com representantes patronais. Parabenizo a dedicação da Ednezia Freire Zazyki, representante do MTE, pela organização de um evento desta envergadura, trazendo esclarecimentos sobre as resoluções de questões relevantes ao movimento sindical”, enfatiza a presidente.

O assessor jurídico da Federação das Indústrias do Mato Grosso do Sul, João Campos, destacou o reconhecimento das Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho negociados entre instituições sindicais e patronais. O advogado enfatizou que é vantajoso para o trabalhador estar sindicalizado, afinal, a instituição sindical é o representante direto do trabalhador e é quem defende as principais reivindicações dos empregados nas mesas de negociação com os patrões, conquistando benefícios específicos para a sua categoria.

Para Adm. Eliane Toniasso é fundamental que o associado esteja em conexão com o sindicato. O sindicato age, está atento, mas não pode atuar sozinho. Para que asseguremos conquistas é necessário que o associado forneça suporte, trazendo sugestões, relatando aos diretores os problemas no seu ambiente de trabalho e as reais necessidades da categoria. Dessa forma, junto à parceria do MTE e o diálogo nas negociações conseguiremos vitórias.

Fonte: Sindasul