Administrador: o profissional de que o Brasil mais precisa
20/12/201215:36:00

A piadinha é infame e batida e, com certeza, você já deve ter escutado: "quem não sabe o que quer, faz Administração". A anedota faz parte da habitual rivalidade entre os cursos superiores, e data de muito, muito tempo.

A realidade √© que o curso de Administra√ß√£o e a profiss√£o do administrador mudaram bastante. E nossa sociedade mudou tamb√©m. Hoje j√° observamos uma crescente preocupa√ß√£o por parte de empres√°rios e dirigentes de organiza√ß√Ķes p√ļblicas e privadas com rela√ß√£o ao gerenciamento das iniciativas pelas quais s√£o respons√°veis.

No campo empresarial, ainda temos uma elevada taxa de mortalidade. Segundo o IBGE, praticamente a metade das empresas fecha as portas ap√≥s o terceiro ano de atividade. Os motivos que explicam esse √≠ndice bizarro s√£o diversos, afinal o Brasil amarga a 126¬™ posi√ß√£o entre 183 na√ß√Ķes no ranking do Banco Mundial que elenca os pa√≠ses conforme a facilidade de se fazer neg√≥cios em seus territ√≥rios. Para se ter uma ideia, segundo esse estudo, √© mais f√°cil abrir um neg√≥cio em Uganda do que por aqui.

Imagem: Thinkstock

Entretanto, a principal razão da mortalidade das empresas é sempre a mesma: falta de preparo de seus gestores. Diante de tantas dificuldades, a figura do administrador desponta como essencial para driblar os obstáculos impostos por esse ambiente hostil à atividade empresarial.

Outro estudo com o mesmo n√ļmero de na√ß√Ķes, realizado pela ONG Transpar√™ncia Internacional, coloca o Brasil na 73¬™ posi√ß√£o no ranking que mede a percep√ß√£o de corrup√ß√£o entre os pa√≠ses. Numa escala onde zero significa "muito corrupto" e dez "nada corrupto", a nossa nota foi 3,8. Fomos reprovados. Al√©m de preju√≠zos √† moral, a corrup√ß√£o empaca o desenvolvimento brasileiro: um estudo da FIESP revelou que o preju√≠zo causado por essa praga chega a 85 bilh√Ķes de reais por ano!

A corrup√ß√£o n√£o √© apenas fruto da falta de √©tica, mas tamb√©m de falhas na administra√ß√£o p√ļblica e nos seus mecanismos de controle (para lembrar uma das fun√ß√Ķes cl√°ssicas da Administra√ß√£o delineadas por Fayol). Que falta faz um administrador de fato por tr√°s de nossas institui√ß√Ķes, n√£o √© mesmo?

O despertar para a necessidade de uma gest√£o realmente profissional tornou a Administra√ß√£o o curso superior com o maior n√ļmero de faculdades (mais de 2.600) e o maior n√ļmero de alunos (mais de 800 mil). Por ano, s√£o formados mais de 114 mil administradores. N√£o s√≥ a oferta de profissionais da √°rea ao mercado aumentou, como tamb√©m a demanda por eles.

O Conselho Federal de Administra√ß√£o, em parceria com a FIA (Funda√ß√£o Instituto de Administra√ß√£o), realizou uma pesquisa que tra√ßa o raio-x da profiss√£o no Brasil. Uma das quest√Ķes era dirigida aos empregadores. Em 2006, apenas 23% deles consideravam importante um cargo gerencial ser ocupado por um administrador. Em 2011, esse n√ļmero saltou para 63%. S√£o n√ļmeros que refletem o amadurecimento da sociedade brasileira, e tamb√©m a transforma√ß√£o da mentalidade dos nossos jovens, que t√™m optado por essa com muita determina√ß√£o e com a consci√™ncia de que o administrador √© o profissional que o Brasil mais precisa.

Respondendo àqueles que ainda insistem em contar aquela piadinha surrada do início do artigo, quem opta por Administração tem a certeza exata do que quer fazer - muito diferente daqueles que escolhem outros caminhos profissionais e, lá pelas tantas, tentam atuar como administradores sem serem.