Sobe estimativa para a inflação em 2013
09/01/201320:23:00

A infla√ß√£o medida pelo √ćndice Nacional de Pre√ßos ao Consumidor Amplo (IPCA) deve ficar em 5,49%, este ano, segundo estimativa de analistas do mercado financeiro consultados todas as semanas pelo Banco Central (BC) sobre os principais indicadores econ√īmicos do pa√≠s. A proje√ß√£o anterior para 2013 era 5,47%.

Para 2012, a expectativa para o IPCA passou de 5,71% para 5,73%. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará a variação do IPCA no ano passado na próxima quinta-feira (10).

As proje√ß√Ķes para a infla√ß√£o em 2012 e neste ano est√£o acima do centro da meta de 4,5%, mas dentro do intervalo de toler√Ęncia de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Cabe ao BC perseguir essa meta e um dos principais instrumentos para influenciar a atividade econ√īmica e calibrar a infla√ß√£o √© a taxa b√°sica de juros, a Selic. A proje√ß√£o para a taxa b√°sica √© a manuten√ß√£o do atual patamar de 7,25% ao ano, em 2013.

A pesquisa do BC tamb√©m traz estimativa para o √ćndice de Pre√ßos ao Consumidor da Funda√ß√£o Instituto de Pesquisas Econ√īmicas (IPC-Fipe), que foi mantida em 4,88%, neste ano.

Para o √ćndice Geral de Pre√ßos de Mercado (IGP-M) foi mantida a proje√ß√£o de 5,31%, em 2013.

A estimativa dos analistas para os preços administrados passou de 3,35% para 3,30%, neste ano. Para 2012, foi mantida em 3,50% Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento e transporte urbano coletivo.

Fonte: Agência Brasil