O "injusto" ministro da Previdência
21/01/201308:47:00

* Por Altamiro Borges

Na semana passada o ministro Garibaldi Alves (PMDB-RN) defendeu de forma marota uma nova contra-reforma da Previd√™ncia Social. Para ele, o atual sistema √© "injusto", porque o trabalhador se aposenta "muito cedo". O ministro tamb√©m aproveitou para anunciar que o fim do nefasto "fator previdenci√°rio", criado no governo FHC para arrochar pens√Ķes e aposentarias, n√£o √© prioridade do governo Dilma. "N√£o h√° possibilidade do fator ser extinto simplesmente", afirmou.

As declara√ß√Ķes do ministro da Previd√™ncia Social revoltaram as entidades dos aposentados e o conjunto do sindicalismo, que reivindicam o fim do fator previdenci√°rio e se op√Ķem a qualquer retrocesso no setor. Para os trabalhadores, o ministro √© que foi "injusto". De fato, o ministro Garibaldi Alves falou besteira. Injusto no Brasil √© o drama dos aposentados e dos pensionistas, que s√£o tratados como baga√ßos ap√≥s serem sugados durante dezenas de anos no trabalho aviltante. Injusto no Brasil s√£o os p√©ssimos sal√°rios dos trabalhadores, num ponta; e na outra, os lucros exorbitantes dos banqueiros e rentistas.

R$ 194,8 bilh√Ķes de juros

J√° que est√° t√£o preocupado com as "injusti√ßas", o ministro Garibaldi Alves devia criticar o p√©ssimo uso dos recursos p√ļblicos. Somente nos primeiros onze meses do ano passado, o governo federal desembolsou R$ 194,8 bilh√Ķes (4,85% do PIB) para pagar juros a uma minoria de agiotas financeiros. Desde total, R$ 157 bilh√Ķes foram transferidos diretamente para os bancos. O super√°vit prim√°rio - nome fict√≠cio da reserva de caixa dos rentistas - continua sendo feito em detrimento de maiores investimentos na infraestrutura e nas √°reas sociais - incluindo a Previd√™ncia Social.

R$ 488,6 milh√Ķes de empr√©stimo para Soros

J√° que est√° t√£o angustiado com as "injusti√ßas", o ministro devia questionar o recente empr√©stimo do BNDES √† empresa Adecoagro, do megaespeculador mundial George Soros. Num tacada, o banco p√ļblico doou R$ 488,6 milh√Ķes para a implanta√ß√£o da sua nova usina de a√ß√ļcar e etanol no munic√≠pio de Ivinhema (MS). Ele tamb√©m poderia criticar outros generosos subs√≠dios do governo federal a poderosas corpora√ß√Ķes, inclusive atrav√©s da desonera√ß√£o da folha de pagamento que reduz as receitas da pr√≥pria Previd√™ncia Social.

50,6% dos trabalhadores com salário mínimo

Ao inv√©s de pregar uma nova contra-reforma, Garibaldi Alves deveria brigar pela eleva√ß√£o dos sal√°rios dos trabalhadores, que aquecem o mercado interno e refor√ßam o pr√≥prio caixa da Previd√™ncia Social. Segundo o Departamento Intersindical de Estudos e Estat√≠sticas S√≥cio-Econ√īmicas (Dieese), do total de 87.923.586 de pessoas empregadas no pa√≠s, 50,6% ganham at√© um sal√°rio m√≠nimo, 85,4% at√© dois m√≠nimos e apenas 14,6% recebem acima destes valores. Como nordestino, o ministro devia saber que os trabalhadores da sua regi√£o s√£o os recebem os menores rendimentos - 73,8% ganham at√© um sal√°rio m√≠nimo. Isto sim √© que √© "injusto"!

------------------------------------------------------------

*Altamiro Borges é jornalista e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Texto originalmente publicado em seu blog