Artigo: Dê um tempo para a sua cabeça
07/02/201312:36:00
 

*Por Diego Maia

O número de compromissos e tarefas diárias só aumenta a cada dia e o tempo parece ser cada vez menor. Com tantas missões para cumprir, muitas vezes é difícil conseguir lembrar tudo que precisamos fazer durante o dia. Isso nos deixa irritados, eleva o nível de estresse e não nos permite dedicar bem a nenhuma tarefa cotidiana.

Nesse caso, organização é a palavra de ordem. Não dá para trabalhar de forma eficiente com uma rotina bagunçada. É um grande desafio organizar a rotina de modo que nenhuma tarefa fique de lado e nosso estresse não nos leve à loucura.

Tenha uma postura ofensiva diante das suas demandas, nada de ficar na defensiva. Não espere que os compromissos venham até você, antecipe-se a eles. Reserve um tempo no início do dia para pensar sobre tudo que você tem agendado, avalie o tempo que você vai levar em cada uma dessas questões e qual a melhor maneira realizá-las.

Relacione todas as suas tarefas de forma discriminada. É muito importante não deixar todos os seus compromissos e obrigações misturados, ou você acabará confundindo o que já foi feito com o que ainda precisa fazer. Procure deixar tudo esquematizado. Há muitas empresas que possuem sistemas que possibilitam esta organização. Se a sua empresa não possui ou se você for um empreendedor individual, sugiro organizar tudo em uma planilha.

Atente-se para não perder mais tempo do que o necessário em apenas um projeto. Isso aumenta o seu nível de ansiedade e diminui a sua capacidade de raciocínio e o seu cérebro perde a capacidade de resolver problemas.

Outra maneira de agir de forma ofensiva, diante da péssima situação de demandas em excesso e falta de tempo, é delegar funções. Não seja centralizador e tente assumir tudo sozinho. Procure estar rodeado de pessoas nas quais você confie e identifique as competências específicas de cada um. Divida as suas tarefas para que você não se sinta sobrecarregado. Sem muitas preocupações na cabeça você irá realizar tudo com muito mais competência.

E terá tempo para descansar a cabeça.

*Diego Maia é presidente do Grupo CDPV, especialista em vendas e gestão de profissionais. Autor de quatro livros: Histórias dos Verdadeiros Campeões de Vendas, Como Formar e Treinar Equipes de Vendas e Histórias de Corretor - todos pela Editora Ferreira -, e o mais recente, Como Ser um Gestor de Sucesso, primeiro título da CDPV Editora. Atualmente, apresenta o programa Mundo Empresarial, na Rádio MPB FM (90,3 RJ)