Sindasul ajuiza Dissídio Coletivo contra Empresa de Correios e Telégrafos de MS
26/04/201308:20:00

Ap√≥s v√°rias tentativas pac√≠ficas, mas sem respostas, para a negocia√ß√£o do Acordo Coletivo de Trabalho com a Empresa Brasileira de Correios e Tel√©grafos, Regional de Mato Grosso do Sul, o SINDASUL (Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul) ajuizou Diss√≠dio Coletivo de Trabalho contra a empresa p√ļblica. No dia 25 de abril, aconteceu a primeira audi√™ncia no Tribunal Regional do Trabalho de MS.

‚ÄúO objetivo √© fazer valer o nosso direito leg√≠timo de negociar as reivindica√ß√Ķes espec√≠ficas dos Administradores e Tecn√≥logos da √°rea de Administra√ß√£o ‚Äď categoria  diferenciada e liberal. H√° anos temos procurado a empresa para dialogar, mas o que percebemos √© que houve falta de respeito com os profissionais, afinal, em momento algum a ECT se manifestou para viabilizar o Acordo‚ÄĚ, esclarece a presidente do Sindasul, Admin. Eliane Toniasso.

Conseguimos, inclusive, o apoio da  Federa√ß√£o Brasileira dos Administradores (Febrad), Federa√ß√£o Nacional de Administra√ß√£o (Fenad) e Da Confedera√ß√£o Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL) que intervieram pelo direito leg√≠timo da negocia√ß√£o. Mas, apesar de toda mobiliza√ß√£o, a ECT n√£o apresentou respostas.

J√° em 2012, o sindicato assegurou o direito de negociar o Acordo Coletivo por meio da decis√£o judicial, transitada em julgado, do Tribunal Superior do Trabalho. Ainda no mesmo ano, o solicitou uma mesa redonda no Minist√©rio P√ļblico do Trabalho, no intuito de fazer valer a decis√£o do TST, mas, a ECT  n√£o enviou representante com poder de negocia√ß√£o

A presidente do Sindasul e empregada da ECT/MS, Adm. Eliane Toniasso, enfatiza que o diss√≠dio coletivo s√≥ foi ajuizado depois de esgotadas todas as medidas pac√≠ficas. ‚ÄúEntre as fun√ß√Ķes do sindicato est√° o de representar os trabalhadores nas negocia√ß√Ķes salariais. √Č lastim√°vel que uma empresa p√ļblica aja de forma intransigente, sem ao menos se dar ao trabalho de dialogar sobre as reivindica√ß√Ķes dos seus empregados. A ECT se nega a negociar com os representantes dos administradores, em evidente afronta aos dispositivos previstos na CLT e assegurados pelo TST. A nossa categoria tem representatividade e merece respeito‚ÄĚ, defende a presidente.

Com instaura√ß√£o do diss√≠dio Coletivo, as reivindica√ß√Ķes dos administradores e tecn√≥logos passam a ser analisadas pelo Tribunal Regional do Trabalho, por meio de audi√™ncias.

Defasagem do Sal√°rio

Entre as reivindica√ß√Ķes da categoria est√° a adequa√ß√£o da planilha de sal√°rios, que  est√°  defasada em rela√ß√£o ao mercado.

O sal√°rio inicial dos  administradores  na ECT  √© de R$ 3.569,88. Um dos menores sal√°rios comparado ao quadro de outras empresas e √≥rg√£os p√ļblicos do pa√≠s, como por exemplo, Caixa Econ√īmica Federal, Petrobr√°s, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estat√≠stica (IBGE) que apresentam a varia√ß√£o do piso inicial entre R$ 6.500,00 e R$ 7.230,00. J√° os sal√°rios dos Analistas Administrativos de institui√ß√Ķes p√ļblicas como Banco Central (BC), Ag√™ncia Nacional de Petr√≥leo (ANP), ANA (Ag√™ncia Nacional de √Āguas), Previc (Superintend√™ncia Nacional de Previd√™ncia Complementar ) variam de R$ 9.263,36  a R$ 18.478,45.

‚ÄúDe acordo com a Associa√ß√£o dos Profissionais dos Correios, uma pesquisa realizada pela pr√≥pria ECT, por meio de Grupo de Trabalho constitu√≠do pela Portaria VIGEP ‚Äď 047/2011, da Vice-Presid√™ncia de Gest√£o de Pessoas, constatou que o sal√°rio inicial do administrador da ECT equivale a 63% do sal√°rio inicial da m√©dia das Empresas Estatais pesquisadas. No entanto nada foi feito em benef√≠cio da categoria ap√≥s a divulga√ß√£o desses dados‚ÄĚ, ressalta a sindicalista.

S√≥ em 2012, o Correios teve um lucro de R$ 1,044 bilh√£o, cerca de 18% maior do que do ano passado. Mas, apesar do lucro exorbitante, a empresa oferece reajustes m√≠nimos, como √© o caso do Administrador. Em 2010, a remunera√ß√£o do profissional era R$ 3.061, em 2011 obteve aumento de 6,87%  - R$ 3.272, j√° em 2012 o reajuste foi de apenas 6,5%  R$ 3.569,88. Os reajustes variaram muito aqu√©m do percentual de crescimento da empresa p√ļblica. ‚ÄúSabemos que a empresa pode pagar um sal√°rio justo aos administradores, por isso, vamos incisivamente cobrar melhorias‚ÄĚ, refor√ßa Eliane.

Piso Salarial

Os Administradores  elaboraram estudos  e ainda em 2013 o Sindasul apresentar√°  projeto para o estabelecimento de um piso salarial, que primeiramente ser√° entregue √† Frente Parlamentar pela Administra√ß√£o (em  evento  para apresenta√ß√£o  de novos parlamentares) - ainda no primeiro semestre, essa informa√ß√£o vem do sindicato, que completa: para mudar a realidade e valorizar a categoria, o Sindasul  tem a proposta  de estabelecer  o piso de acordo com a experi√™ncia profissional. Confira abaixo  valores que ser√£o defendidos pela entidade sindical:

Administradores no início de carreira: Piso salarial R$ 6 .742, 48

Administradores com mais de 5 anos de experi√™ncia no cargo/fun√ß√£o de Administrador :  Sal√°rio entre R$ 7.420,30 e R$ 15.061,80

Fonte: Sindasul