Sindasul participa de Plen√°ria Nacional daUGT
21/08/201309:38:00

Em agosto, a presidente do Sindasul, adm. Eliane Toniasso, junto ao presidente da União Geral dos Trabalhadores de MS (UGT-MS) Fábio Salomão participaram de importantes eventos para o movimento sindical brasileiro: a 18ª Reunião Plenária da Executiva Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) a 2a Plenária Nacional das Entidades Filiadas a UGT, em São Paulo, entre os dias 12 e 14.

Eliane Toniasso, que tamb√©m  √© vice-presidente da UGT-MS, destaca que os eventos foram enriquecedores, resultando  na renova√ß√£o de estrat√©gias para o fortalecimento dos trabalhadores.  ‚ÄúDiscutimos os desafios imediatos do movimento sindical brasileiro, tivemos palestras sobre a atual conjuntura pol√≠tica e econ√īmica do pa√≠s e  debatemos sobre as manifesta√ß√Ķes que ocorreram em todo Brasil e sobre o novo cen√°rio pol√≠tico brasileiro‚ÄĚ.

O presidente nacional da UGT, Ricardo Path, presidiu a mesa de abertura da 18¬™ Reuni√£o Plen√°ria e reafirmou a necessidade da mudan√ßa no movimento sindical, reafirmando que al√©m da defesa trabalhista, deve estar voltado √†s quest√Ķes de pol√≠ticas p√ļblicas.

Conjuntura econ√īmica

O economista Roberto Macedo abordou o tema ‚ÄúConjuntura Econ√īmica e Perspectivas‚ÄĚ, durante a 2¬™ Plen√°ria Nacional das Entidades Filiadas a UGT. De acordo com Macedo, os reflexos da economia brasileira incidem diretamente sobre o trabalhador.

Segundo o ministrante, a baixa taxa de investimento ou de forma√ß√£o bruta de capital fixo como porcentagem do PIB √© um dos principais problemas das medidas econ√īmicas adotadas pelo governo. No entanto, o economista esclareceu que apesar do pa√≠s n√£o ter atingido a meta de crescimento esperada pelo Banco Central, n√£o h√° evid√™ncias de espa√ßo para um retrocesso j√° que a infla√ß√£o est√° sob controle, a moeda retomou fun√ß√Ķes cl√°ssicas ( meio de pagamento, padr√£o de pagamentos futuros e reserva de valor) e a popula√ß√£o apreciou maior estabilidade de pre√ßos. Mas, Roberto Macedo destaca que √© preciso intensificar a luta para controlar a infla√ß√£o.

Mobiliza√ß√Ķes Populares

O movimento sindical acompanhou e ouviu as reivindica√ß√Ķes das mobiliza√ß√Ķes populares que ocorreram em todo o pa√≠s, no m√™s de junho. Para fazer uma an√°lise e articular novas maneiras de atua√ß√£o, a UGT possibilitou o di√°logo com o cientista pol√≠tico,  Gaud√™ncio Torquato, com o tema ‚Äúas mobiliza√ß√Ķes populares: o recado das ruas para os poderes p√ļblicos".

De acordo com Gaud√™ncio, a sociedade est√° descontente, as mobiliza√ß√Ķes foram ocasionadas pela indigna√ß√£o com a deteriora√ß√£o da malha educacional, desconfian√ßa na esfera pol√≠tica, gastos para a Copa do Mundo (FIFA), crise da democracia representativa e pol√≠ticos afastados do povo, corruptos ou ego√≠stas, trabalhando apenas pelos interesses dos seus partidos pol√≠ticos.

O ministrante destacou que ‚Äúo grito preso na garganta‚ÄĚ dos brasileiros, liberado por meio das mobiliza√ß√Ķes, come√ßa a fazer eco, abrindo novos horizontes com grande expectativa de melhoria. O movimento sindical est√° se articulado para se adequar a este novo cen√°rio.

Ponto de Vista: Adm. Eliane Toniasso

A atual conjuntura reforça em nós o sentimento de luta conjunta em busca do combate à corrupção tida por muitos como um processo natural. Graças a Deus, aconteceram esses protestos, num momento em que já estávamos à beira do desespero por notar que até mesmo autoridades judiciais já estavam verbalizando e aceitando a corrupção como um fato natural.

Sou a favor dos protestos pac√≠ficos. Esses movimentos transformam todos n√≥s, traz o retorno da reflex√£o e retomam a consci√™ncia de que √© preciso agir e combater as ilegalidades. N√£o basta indignar-se, tem que haver a√ß√Ķes e coer√™ncias entre todos os assuntos.

A‚Äúcoisa‚ÄĚ p√ļblica deve ser tratada como ‚Äúcoisa‚ÄĚ p√ļblica, como assunto pertinente a todo cidad√£o. O privado √© privado, tem que haver o discernimento. Se √© p√ļblico, existem regras, leis a serem seguidas. Essa legisla√ß√£o precisa ser respeitada. √Č ilegal a cria√ß√£o de terceiras vias que burlam essas leias apenas para beneficiar algumas pessoas. H√° que se ter respeito e comportamento √©tico.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindasul