RETROSPECTIVA: SINDASUL MOBILIZA-SE PELA IMPLANTAÇÃO DE PISO SALARIAL E TRABALHO DECENTE
20/12/201314:03:00

Os administradores e Tecnólogos tem representatividade forte e atuante, confira as principais atividades de 2013.

O ano de 2013 foi de mobilização para os Administradores e Tecnólogos de todo o Brasil, a categoria luta pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 6.954/2010 que prevê um piso salarial de R$ 4.500,00. O Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul participou de encontros e audiências públicas para pressionar os deputados a aprovarem o projeto.

Recentemente, a presidente do Sindasul, Adm. Eliane Toniasso, participou de fórum para discutir o Projeto de Lei, em Brasília, junto aos deputados federais. “É fundamental que o sindicato participe de momentos como esses, afinal, é a voz da sua categoria. Auscultamos as reivindicações dos profissionais e precisamos que estas sejam ouvidas no cenário nacional”, destaca.

Além do piso salarial, a bandeira de luta do Sindasul/MS nortea-se pela valorização profissional, combate ao exercício ilegal da profissão, melhores condições de trabalho, oportunidades para o crescimento profissional e pelo Trabalho Decente.

Neste ano, a diretoria do Sindasul renovou-se por meio de eleição sindical. A presidente reeleita afirma que 2013 foi marcado por intenso trabalho. “Todas as nossas ações são repassadas para a categoria, seja por meio do nosso site www.sindasul.org.br ou via e-mail, até mesmo por mensagens de celulares”, esclarece.

PLR
Em 2013, o Sindasul representou os Administradores da Empresa de Correiros e Telégrafos em negociações referentes à Participação dos Lucros e Resultados da empresa que ocorreram em Brasília. “Foi muito salutar a participação, representamos os Administradores de todo o país, intenso debates, diálogos e aprendizagem”, afirma a presidente do sindicato.

Dissídio Coletivo
Após várias tentativas pacíficas, mas sem respostas, para a negociação do Acordo Coletivo de Trabalho com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Regional de Mato Grosso do Sul, o Sindasul ajuizou Dissídio Coletivo de Trabalho contra a empresa pública.

“O objetivo foi o de fazer valer o nosso direito legítimo de negociar as reivindicações específicas dos Administradores e Tecnólogos da área de Administração – categoria  diferenciada e liberal”, esclarece Admin. Eliane Toniasso.

Sindasul vai às ruas em defesa dos trabalhadores
O Sindasul participou de manifestações nacionais, carregando a bandeira dos Administradores e Tecnólogos de Mato Grosso do Sul. A diretoria esteve na “Caminhada pela Justiça” organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de MS e Movimento Vem pra Rua Brasil, que reuniu mais de 20 mil pessoas em Campo Grande.

Trabalho Decente x União Geral dos Trabalhadores
A Adm. Eliane Toniasso também é a vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores. Representando a central sindical, a administradora participa do Projeto "Multiplicando o Trabalho Decente - Vida Decente", uma parceria da UGT e do IPROS com Centrais Sindicais e Organizações da Sociedade Civil da Europa para a promoção do Trabalho Decente no Mundo.

O Trabalho Decente é o ponto de convergência dos quatro objetivos estratégicos da OIT: o respeito aos direitos no trabalho, em especial aqueles definidos como fundamentais pela Declaração Relativa aos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada em 1998. “Esse projeto capacita os representantes para disseminar os eixos do trabalho decente em suas cidades, em 2014 participaremos de novos módulos do projeto, posteriormente, serei responsável por expandir o aprendizado para todos os sindicatos filiados à UGT e àqueles”, explica.

Participação em eventos nacionais – Mobilização por melhorias
A presidente do sindicato participa ativamente de eventos relacionados ao trabalho e à área de administração. Recentemente, a Adm. Eliane Tonisasso, foi convidada para ministrar palestra em evento do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. “Acredito que a integração com outros profissionais ou diretores sindicais é fundamental para aumentar a nossa bagagem e experiência, os resultados, com certeza, beneficiam e muito os trabalhadores”, destaca Eliane.

Além disso, o sindicato participou da 17ª Reunião Plenária da Executiva Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Encontro Nacional dos Dirigentes Sindicais de Administração, Encontro Brasileiro de Administração e o VIII Congresso Mundial de Administração.

Parcerias com instituições sindicais

*UGT
O recém eleito presidente da UGT/MS, Jefferson Borges Silveira, explica que tem como objetivo o fortalecimento da central, bem como, dos sindicatos a ela filiados. “Queremos avançar na lutas, em novas conquistas, auxiliar os sindicatos nas negociações salariais, estar presente a todos os momentos. Vamos somar forças com o Sindasul, acredito que a Eliane Toniasso tem condições de fortalecer muito mais o sindicato, auxiliaremos o Sindasul no que for necessário”, afirma.

*Sinttel-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Mato Grosso do Sul)
Jefferson Borges, também preside o Sinttel-MS, a instituição também firmou parceria com o Sindasul. “O nosso sindicato está de portas abertas para o Sindasul, disponibilizamos até mesmo a nossa estrutura física quando houver necessidade, nossa parceria só vai construir”, destaca.

*Senalba/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistêcia Cultural, de Orientação e Formação Profissional do Estado de MS
“Valorizo a participação feminina no movimento sindical, o trabalho da Eliane Toniasso é destacável. O Senalba/MS é parceiro e está disponível a apoiar as ações do Sindasul que visem beneficiar a sociedade e os trabalhadores”, compromete-se a presidente do SENALBA/MS, Maria Joana Barreto Pereira.

*Conselho Federal de Administração
“Para avançar nas conquistas, firmamos aliança com o Conselho Federal de Administração (CFA) - no qual atuo como conselheira federal suplente por  MS - e com o Conselho Regional de MS. Nossa intenção é somar esforços. Não há como trabalhar na casa do administrador sem essa  aliança”, explica Eliane Toniasso.

*OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul)
O presidente da OCB, Adm. Célso Régis, também diretor do Sindasul, acredita na possibilidade do fortalecimento dos adminsitradores e tecnólogos. Por isso, também firmou parceria ao sindicato. “Vamos apoiar as iniciativas do Sindasul, em prol dos trabalhadores”, esclarece Celso.

Qualificação Profissional
O Sindasul defende que o trabalhador deve obter todos os respaldos para sua capacitação profissional, por isso, o sindicato não mede esforços em busca de convênios para propiciar a qualificação:

*Consaude MS
O Sindasul parceiro e prestigia o Consaude desde a primeira edição. “É um evento único e exemplar. Parabenizo a nossa vice-presidente,  Adm. Renata Rezende, pela excelente organização do evento. Também ao Dr. Renato Rezende a quem admiro pelo esforço e pelas boas práticas em prol do desenvolvimento e melhoramento da saúde no estado de Mato Grosso do Sul, vez que investe em curso de pós-graduação, objetivando qualificação para os profissionais da área da saúde e consequentemente oferecendo mais qualidade na área de saúde”, ressalta Eliane.

*Oportunidade: Curso de Pós Graduação MBA executivo
O Sindasul, firmou convênio com a  empresa Ensino Foco Educacional, o que possibilitou a distribuição de 10 bolsas de 50% para o curso de pós graduação MBA Executivo, Gestão Estratégica e Econômica de Negócios. As bolsas serão concedidas aos 10 primeiros administradores ou tecnólogos em administração - devidamente quites com a Contribuição Sindical - que entrarem em contato com o sindicato dos administradores de Mato Grosso do Sul pelo telefone: 3325 -6943 ou com o Ensino Foco Educacional (Falar com Luka): 3306-0072.  clique aqui e saiba mais

*Unimed – Os profissionais têm desconto no Plano Centro Oeste.
Grupo Educacional Uninter: Cursos profissionalizantes, de extensão, pós-graduação, faculdade à distância e presencial, material didático e soluções diversas em educação.

*Ensino Foco Educacional: Cursos de Pós graduação, com descontos de 10% e 50%

*Rede Harbor Hotéis: Os administradores e tecnólogos têm um valor diferenciado para reservas em  hotéis  nas seguintes cidades: Campo Grande (MS) – Hotel Buriti, Curitiba (PR), Medianeira (PR), Cascavel (PR), Quatro Barras (PR), Erechim (RS), Foz do Iguaçu (PR), Porto Alegre (RS), Guarapuava (PR), Rondonópolis(MT) e Londrina (PR).

*Clínica Ideal Odontologia: Com o convênio, o Sindasul assegura descontos aos Administradores e Tecnólogos em tratamentos de  clínica geral, ortodontia, odontopediatria, prótese, implante, entre outros. E as vantagens se estendem aos dependentes legais (cônjuge, filhos, pai e mãe)

*Centro de Qualificação Profissional ProCardio Saúde: O Sindicato é parceiro da instituição, apoiando  as ações voltadas à administração hospitalar como cursos, congressos, palestras, entre outros.

*Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo): Por meio do convênio, os profissionais podem agendar visitas, no local que desejar, que os consultores do Sicredi deslocam-se para apresentar os produtos, esclarecer dúvidas e até mesmo realizar associações ao Sicredi.

*IDHMS (Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul) – O convênio possibilita ao Sindasul direcionar os acadêmicos ao IDHMS, que oferece Intercâmbio Estudantil entre acadêmicos de universidades públicas e privadas de Mato Grosso do Sul, Argentina, Espanha, Argentina e Estados Unidos.

Transparência
No mês de novembro, aconteceu assembleia Geral Ordinária do Sindasul. Na ocasião, a prestação de contas do sindicato foi aprovada por unanimidade. Os sindicalistas e profissionais presentes articularam estratégias para o fortalecimento da instituição.

Fonte: Ascom Sindasul