RETROSPECTIVA: SINDASUL MOBILIZA-SE PELA IMPLANTAÇÃO DE PISO SALARIAL E TRABALHO DECENTE
20/12/201314:03:00

Os administradores e Tecn√≥logos tem representatividade forte e atuante, confira as principais atividades de 2013.

O ano de 2013 foi de mobiliza√ß√£o para os Administradores e Tecn√≥logos de todo o Brasil, a categoria luta pela aprova√ß√£o do Projeto de Lei (PL) 6.954/2010 que prev√™ um piso salarial de R$ 4.500,00. O Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul participou de encontros e audi√™ncias p√ļblicas para pressionar os deputados a aprovarem o projeto.

Recentemente, a presidente do Sindasul, Adm. Eliane Toniasso, participou de f√≥rum para discutir o Projeto de Lei, em Bras√≠lia, junto aos deputados federais. ‚Äú√Č fundamental que o sindicato participe de momentos como esses, afinal, √© a voz da sua categoria. Auscultamos as reivindica√ß√Ķes dos profissionais e precisamos que estas sejam ouvidas no cen√°rio nacional‚ÄĚ, destaca.

Al√©m do piso salarial, a bandeira de luta do Sindasul/MS nortea-se pela valoriza√ß√£o profissional, combate ao exerc√≠cio ilegal da profiss√£o, melhores condi√ß√Ķes de trabalho, oportunidades para o crescimento profissional e pelo Trabalho Decente.

Neste ano, a diretoria do Sindasul renovou-se por meio de elei√ß√£o sindical. A presidente reeleita afirma que 2013 foi marcado por intenso trabalho. ‚ÄúTodas as nossas a√ß√Ķes s√£o repassadas para a categoria, seja por meio do nosso site www.sindasul.org.br ou via e-mail, at√© mesmo por mensagens de celulares‚ÄĚ, esclarece.

PLR
Em 2013, o Sindasul representou os Administradores da Empresa de Correiros e Tel√©grafos em negocia√ß√Ķes referentes √† Participa√ß√£o dos Lucros e Resultados da empresa que ocorreram em Bras√≠lia. ‚ÄúFoi muito salutar a participa√ß√£o, representamos os Administradores de todo o pa√≠s, intenso debates, di√°logos e aprendizagem‚ÄĚ, afirma a presidente do sindicato.

Dissídio Coletivo
Ap√≥s v√°rias tentativas pac√≠ficas, mas sem respostas, para a negocia√ß√£o do Acordo Coletivo de Trabalho com a Empresa Brasileira de Correios e Tel√©grafos, Regional de Mato Grosso do Sul, o Sindasul ajuizou Diss√≠dio Coletivo de Trabalho contra a empresa p√ļblica.

‚ÄúO objetivo foi o de fazer valer o nosso direito leg√≠timo de negociar as reivindica√ß√Ķes espec√≠ficas dos Administradores e Tecn√≥logos da √°rea de Administra√ß√£o ‚Äď categoria  diferenciada e liberal‚ÄĚ, esclarece Admin. Eliane Toniasso.

Sindasul vai às ruas em defesa dos trabalhadores
O Sindasul participou de manifesta√ß√Ķes nacionais, carregando a bandeira dos Administradores e Tecn√≥logos de Mato Grosso do Sul. A diretoria esteve na ‚ÄúCaminhada pela Justi√ßa‚ÄĚ organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil ‚Äď Seccional de MS e Movimento Vem pra Rua Brasil, que reuniu mais de 20 mil pessoas em Campo Grande.

Trabalho Decente x Uni√£o Geral dos Trabalhadores
A Adm. Eliane Toniasso tamb√©m √© a vice-presidente da Uni√£o Geral dos Trabalhadores. Representando a central sindical, a administradora participa do Projeto "Multiplicando o Trabalho Decente - Vida Decente", uma parceria da UGT e do IPROS com Centrais Sindicais e Organiza√ß√Ķes da Sociedade Civil da Europa para a promo√ß√£o do Trabalho Decente no Mundo.

O Trabalho Decente √© o ponto de converg√™ncia dos quatro objetivos estrat√©gicos da OIT: o respeito aos direitos no trabalho, em especial aqueles definidos como fundamentais pela Declara√ß√£o Relativa aos Direitos e Princ√≠pios Fundamentais no Trabalho e seu seguimento adotada em 1998. ‚ÄúEsse projeto capacita os representantes para disseminar os eixos do trabalho decente em suas cidades, em 2014 participaremos de novos m√≥dulos do projeto, posteriormente, serei respons√°vel por expandir o aprendizado para todos os sindicatos filiados √† UGT e √†queles‚ÄĚ, explica.

Participa√ß√£o em eventos nacionais ‚Äď Mobiliza√ß√£o por melhorias
A presidente do sindicato participa ativamente de eventos relacionados ao trabalho e √† √°rea de administra√ß√£o. Recentemente, a Adm. Eliane Tonisasso, foi convidada para ministrar palestra em evento do Conselho Regional de Administra√ß√£o do Rio de Janeiro. ‚ÄúAcredito que a integra√ß√£o com outros profissionais ou diretores sindicais √© fundamental para aumentar a nossa bagagem e experi√™ncia, os resultados, com certeza, beneficiam e muito os trabalhadores‚ÄĚ, destaca Eliane.

Além disso, o sindicato participou da 17ª Reunião Plenária da Executiva Nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Encontro Nacional dos Dirigentes Sindicais de Administração, Encontro Brasileiro de Administração e o VIII Congresso Mundial de Administração.

Parcerias com institui√ß√Ķes sindicais

*UGT
O rec√©m eleito presidente da UGT/MS, Jefferson Borges Silveira, explica que tem como objetivo o fortalecimento da central, bem como, dos sindicatos a ela filiados. ‚ÄúQueremos avan√ßar na lutas, em novas conquistas, auxiliar os sindicatos nas negocia√ß√Ķes salariais, estar presente a todos os momentos. Vamos somar for√ßas com o Sindasul, acredito que a Eliane Toniasso tem condi√ß√Ķes de fortalecer muito mais o sindicato, auxiliaremos o Sindasul no que for necess√°rio‚ÄĚ, afirma.

*Sinttel-MS (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunica√ß√Ķes de Mato Grosso do Sul)
Jefferson Borges, tamb√©m preside o Sinttel-MS, a institui√ß√£o tamb√©m firmou parceria com o Sindasul. ‚ÄúO nosso sindicato est√° de portas abertas para o Sindasul, disponibilizamos at√© mesmo a nossa estrutura f√≠sica quando houver necessidade, nossa parceria s√≥ vai construir‚ÄĚ, destaca.

*Senalba/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistêcia Cultural, de Orientação e Formação Profissional do Estado de MS
‚ÄúValorizo a participa√ß√£o feminina no movimento sindical, o trabalho da Eliane Toniasso √© destac√°vel. O Senalba/MS √© parceiro e est√° dispon√≠vel a apoiar as a√ß√Ķes do Sindasul que visem beneficiar a sociedade e os trabalhadores‚ÄĚ, compromete-se a presidente do SENALBA/MS, Maria Joana Barreto Pereira.

*Conselho Federal de Administração
‚ÄúPara avan√ßar nas conquistas, firmamos alian√ßa com o Conselho Federal de Administra√ß√£o (CFA) - no qual atuo como conselheira federal suplente por  MS - e com o Conselho Regional de MS. Nossa inten√ß√£o √© somar esfor√ßos. N√£o h√° como trabalhar na casa do administrador sem essa  alian√ßa‚ÄĚ, explica Eliane Toniasso.

*OCB (Organiza√ß√£o das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul)
O presidente da OCB, Adm. C√©lso R√©gis, tamb√©m diretor do Sindasul, acredita na possibilidade do fortalecimento dos adminsitradores e tecn√≥logos. Por isso, tamb√©m firmou parceria ao sindicato. ‚ÄúVamos apoiar as iniciativas do Sindasul, em prol dos trabalhadores‚ÄĚ, esclarece Celso.

Qualificação Profissional
O Sindasul defende que o trabalhador deve obter todos os respaldos para sua capacitação profissional, por isso, o sindicato não mede esforços em busca de convênios para propiciar a qualificação:

*Consaude MS
O Sindasul parceiro e prestigia o Consaude desde a primeira edi√ß√£o. ‚Äú√Č um evento √ļnico e exemplar. Parabenizo a nossa vice-presidente,  Adm. Renata Rezende, pela excelente organiza√ß√£o do evento. Tamb√©m ao Dr. Renato Rezende a quem admiro pelo esfor√ßo e pelas boas pr√°ticas em prol do desenvolvimento e melhoramento da sa√ļde no estado de Mato Grosso do Sul, vez que investe em curso de p√≥s-gradua√ß√£o, objetivando qualifica√ß√£o para os profissionais da √°rea da sa√ļde e consequentemente oferecendo mais qualidade na √°rea de sa√ļde‚ÄĚ, ressalta Eliane.

*Oportunidade: Curso de Pós Graduação MBA executivo
O Sindasul, firmou conv√™nio com a  empresa Ensino Foco Educacional, o que possibilitou a distribui√ß√£o de 10 bolsas de 50% para o curso de p√≥s gradua√ß√£o MBA Executivo, Gest√£o Estrat√©gica e Econ√īmica de Neg√≥cios. As bolsas ser√£o concedidas aos 10 primeiros administradores ou tecn√≥logos em administra√ß√£o - devidamente quites com a Contribui√ß√£o Sindical - que entrarem em contato com o sindicato dos administradores de Mato Grosso do Sul pelo telefone: 3325 -6943 ou com o Ensino Foco Educacional (Falar com Luka): 3306-0072.  clique aqui e saiba mais

*Unimed ‚Äď Os profissionais t√™m desconto no Plano Centro Oeste.
Grupo Educacional Uninter: Cursos profissionalizantes, de extens√£o, p√≥s-gradua√ß√£o, faculdade √† dist√Ęncia e presencial, material did√°tico e solu√ß√Ķes diversas em educa√ß√£o.

*Ensino Foco Educacional: Cursos de Pós graduação, com descontos de 10% e 50%

*Rede Harbor Hot√©is: Os administradores e tecn√≥logos t√™m um valor diferenciado para reservas em  hot√©is  nas seguintes cidades: Campo Grande (MS) ‚Äď Hotel Buriti, Curitiba (PR), Medianeira (PR), Cascavel (PR), Quatro Barras (PR), Erechim (RS), Foz do Igua√ßu (PR), Porto Alegre (RS), Guarapuava (PR), Rondon√≥polis(MT) e Londrina (PR).

*Cl√≠nica Ideal Odontologia: Com o conv√™nio, o Sindasul assegura descontos aos Administradores e Tecn√≥logos em tratamentos de  cl√≠nica geral, ortodontia, odontopediatria, pr√≥tese, implante, entre outros. E as vantagens se estendem aos dependentes legais (c√īnjuge, filhos, pai e m√£e)

*Centro de Qualifica√ß√£o Profissional ProCardio Sa√ļde: O Sindicato √© parceiro da institui√ß√£o, apoiando  as a√ß√Ķes voltadas √† administra√ß√£o hospitalar como cursos, congressos, palestras, entre outros.

*Sicredi (Sistema de Cr√©dito Cooperativo): Por meio do conv√™nio, os profissionais podem agendar visitas, no local que desejar, que os consultores do Sicredi deslocam-se para apresentar os produtos, esclarecer d√ļvidas e at√© mesmo realizar associa√ß√Ķes ao Sicredi.

*IDHMS (Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul) ‚Äď O conv√™nio possibilita ao Sindasul direcionar os acad√™micos ao IDHMS, que oferece Interc√Ęmbio Estudantil entre acad√™micos de universidades p√ļblicas e privadas de Mato Grosso do Sul, Argentina, Espanha, Argentina e Estados Unidos.

Transparência
No mês de novembro, aconteceu assembleia Geral Ordinária do Sindasul. Na ocasião, a prestação de contas do sindicato foi aprovada por unanimidade. Os sindicalistas e profissionais presentes articularam estratégias para o fortalecimento da instituição.

Fonte: Ascom Sindasul