Tabela de Honorários para Administradores
11/06/201417:14:00
 
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES – FENAD 
CNPJ 00.578.591/0001 
SAESP - SINDICATO DOS ADMINISTRADORES NO ESTADO DE SÃO PAULO 
 
PLANILHA ORIENTATIVA PARA COBRANÇA DE HONORÁRIOS SOBRE SERVIÇOS TÉCNICOS PRESTADOS POR ADMINISTRADOR 
 
Início de Vigência: 01.06.2014 
Aprovada em AGO de 09.05.2014 em São Paulo / SP 
 
O honorário é livre para cada profissional, dependendo de sua
experiência, atividade e dos serviços prestados, devendo no entanto ser atendida a planilha como parâmetro para evitar-se o aviltamento entre os próprios profissionais. 
Esta planilha procurou atender aos campos privativos dos Administradores, determinados pela lei 4769 de 09.09.1965. 
Foram adotados três valores específicos: mínimo, médio e máximo, para serem aplicados em conformidade com o faturamento 
bruto anual das pessoas jurídicas. 
VALOR MÍNIMO, a ser aplicado para prestação de serviços a pessoas jurídicas com faturamento bruto anual até R$ 360.000,00. 
VALOR MÉDIO, a ser aplicado para prestação de serviços a pessoas jurídicas com faturamento bruto anual de R$ 360.000,00 
a R$ 3.600.000,00. 
VALOR MÁXIMO, a ser aplicado para prestação de serviços a pessoas jurídicas com faturamento bruto anual acima de R$ 
3.600.000,01. 
 
De conformidade com o Artigo 1º da Resolução Normativa CFA Nº 254 de 19.04.2001 é obrigatório a assinatura e a citação do número do registro no Conselho Regional de Administração em todos os documentos elaborados pelo Administrador em decorrência de sua atividade profissional. 
A unidade de trabalho é a Hora Técnica (HT), de sessenta minutos à disposição do cliente. 
Sugestão de Piso Salarial: Tendo em vista a não existência de salário mínimo profissional para a categoria sugerimos: valor 
de ingresso R$ 2.250,00 para profissional recém formado, e, de R$ 5.000,00 para profissional com mais de 03 anos de 
experiência. 


TABELA I 
Valores em Reais 


GRUPOS MINIMO MÉDIO MÁXIMO 
01 - Administração Financeira 
02 - Administração de Materiais 
03 - Administração Mercadológica 
04 - Administração da Produção 
05 – Rel. Ind. e Adm. de RH/ Sel. Pessoal Relações Ind 
06 - Orçamento 
07 - Organização e Métodos - Programação de Trabalho 
08- Sustentabilidade 

MINIMO                         MÉDIO                          MÁXIMO 

84,00 HT                      208,00 HT                      289,00 HT
84,00 HT                      208,00 HT                      289,00 HT
84,00 HT                      208,00 HT                      289,00 HT
84,00 HT                      208,00 HT                      289,00 HT 
84,00 HT                      208,00 HT                      289,00 HT 
84,00 HT                      208,00 HT                      289,00 HT 
84,00 HT                      208,00 HT                      289,00 HT 
84,00 HT                      208,00 HT                      289,00 HT                    
 
A) Elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens 
e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às 
técnicas de organização. 

MINIMO                         MÉDIO                          MÁXIMO 
289,00 HT                     289,00 HT                     289,00 HT 
 


B) Pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, 
implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de 
adm. geral, c/ adm. e seleção de pessoal, organização, análise, 
métodos de prog. de trabalho, orçamento, adm. de produção, rel. 
industriais, bem como outros campos em que estes se descobrem 
ou com os quais sejam conexos. 

MINIMO                         MÉDIO                          MÁXIMO 
208,00 HT                    225,00 HT                     289,00 HT 


C) As empresas que atuam nas áreas de Adm. de Bens e Valores; 
Adm. de Imóveis e Condomínios, Adm. de Cooperativas; Adm. de 
Produção; Adm. de Ticket Refeição; Adm. de Transporte; Adm. 
Hospitalar; Adm. Hoteleira; Adm. Mercadológica; Adm. Rural; Assess. 
e Consultoria Financeira Orçamentária; Adm. de Consórcio, Adm. 
Com. Exterior; Adm. de Process. De Dados e Adm. de Factoring, em 
cumprimento a Lei 4.769 de 09/09/65 deverão ter um Administrador 
como responsável técnico e seus honorários serão calculados com 
base na sua disponibilidade à empresa. 

MINIMO                         MÉDIO                          MÁXIMO 
84,00 HT                       208,00 HT                     289,00 HT 

 CLASSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES POR GRUPO / SEGUNDO O CFA


GRUPO 01 – ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 
01 - Análise Financeira 
02 – Apuração do E.V.A (Economic Value Added) 
03 - Assessoria Financeira 
04 - Assistência Técnica Financeira 
05 - Consultoria Técnica Financeira 
06 - Diagnóstico Financeiro 
07 - Orientação Financeira 
08 - Pareceres Viabilidade Financeira 
09 - Projeções Financeiras 
10 - Projetos Financeiros 
11 - Sistema Financeiro 
12 - Adm. de Bens e Valores 
13 - Adm. de Capitais 
14 - Controladoria 
15 - Controle de Custos 
16 - Levant. de Aplicações de Recursos 
17 - Arbitragens 
18 - Controle de Bens Patrimoniais 
19 - Participação em outras Sociedades (Holding) 
20 - Planejamento de Recursos 
21 - Plano de Cobrança 
22 - Projetos de Estudo e Preparo para Financiamento 

GRUPO 02 – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAL 
01 - Administração de Estoque 
02 - Assessoria de Compras 
03 - Assessoria de Estoques 
04 - Assessoria de Materiais 
05 - Catalogação de Materiais 
06 - Codificação de Materiais 
07 - Controle de Materiais 
08 - Estudo de Materiais 
09 - Logística 
10 - Orçamento e Procura de Materiais 
11 - Planejamento de Compras 
12 - Sistema de Suprimento 

GRUPO 03 – ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA / MARKETING 
01 - Administração de Vendas 
02 - Canais de Distribuição 
03 - Consultoria Promocional 
04 - Coordenação de Promoções 
05 - Estudos de Mercado 
06 – Informações Comerciais – Extra - Contábeis 
07 – Marketing 
08 - Pesquisa de Mercado 
09 - Pesquisa de Desenvolvimento de Produtos 
10 - Planejamento de Vendas 
11 - Promoções 
12 - Técnica Comercial 
13 – Técnicas de Varejo (grandes magazines) 

GRUPO 04 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO 
01 - Controle de Produção 
02 - Pesquisa de Produção 
03 - Planejamento de Produção 
04 - Planejamento e Análise de Custo 

GRUPO 05 – ADMINISTRAÇÃO E SELEÇÃO PESSOAL / RECURSOS HUMANOS / RELAÇÕES INDUSTRIAIS 
01 - Cargos e Salários 
02 - Controle de Pessoal 
03 - Coordenação de Pessoal 
04 - Desenvolvimento de Pessoal 
05 - Interpretação de Performances 
06 - Locação de Mão- de- Obra 
07 - Pessoal Administrativo 
08 - Pessoal de Operação 
09 - Recrutamento 
10 - Recursos humanos 
11 - Seleção 
12 - Treinamento 
GRUPO 06 – ORÇAMENTO 
01 - Controle de Custos 
02 - Controle de Custo Orçamentário 
03 - Elaboração de Orçamento 
04 - Empresarial 
05 - Implantação de Sistema 
06 - Projeções 
07 - Provisões e Previsões 

GRUPO 07 – ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS E PROGRAMAS DE TRABALHO 
01 - Administração de Empresas 
02 - Análises de Formulários 
03 - Análise de Métodos 
04 - Análise de Processos 
05 - Análise de Sistema 
06 - Assessoria Administrativa 
07 - Assessoria Empresarial 
08 - Assistência Administrativa 
09 - Auditoria Administrativa 
10 - Consultoria Administrativa 
11 - Controle Administrativo 
12 – Gerência Administrativa e de Projetos 
13 - Implantação de Controle e Projetos 
14 - Implantação de Estruturas Empresariais 
15 - Implantação de Métodos e Processos 
16 - Implantação de Planos 
17 - Implantação de Serviços 
18 - Implantação de Sistemas 
19 - Organização Administrativa 
20 - Organização de Empresas 
21 - Organização e Implantação de Custos 
22 - Pareceres Administrativos 
23 - Perícias Administrativas 
24 - Planejamento Empresarial 
25 - Planos Racionalização e Reorganização 
26 - Processamento de Dados / Informática 
27 - Projetos Administrativos 
28 – Racionalização 

GRUPO 08 – SUSTENTABILIDADE 
01 - Administração Ecológica 
02 – Administração Ambiental 
03 – Gestão e Responsabilidade Social 
04 – Gestão de empresas do Terceiro Setor 
CAMPOS CONEXOS 
01 – Administração de Consórcio 
02 – Administração de Comércio Exterior 
03 – Administração de Cooperativas 
04 – Administração Hospitalar 
05 – Administração de Condomínios 
06 – Administração de Imóveis 
07 – Administração de Processamento de Dados / Informática 
08 - Administração Rural 
09 – Administração Hoteleira 
10 - Factoring 
11 - Turismo 




TABELA II 
Tabela Orientativa de Honorários para elaboração de Laudo Pericial 
 
Mínimo R$ 
Hora técnica operacional ou judicial 208,00 

Hora técnica estratégica ou consultas 289,00 

Operações financeiras simples sem diligência 1.300,00 

Operações financeiras - contratos SFH ou Hipotecário 1.970,00 

Operações financeiras - contrato de leasing 1.970,00 

Operações financeiras complexas (mais de um contrato) 2.800,00 

Operações financeiras complexas - renovação confissão de dívidas 2.800,00 

Operações financeiras complexas - ACC, Vendas 2.800,00 

Operações financeiras complexas - desconto de títulos 1.970,00 

Operações financeiras complexas – factoring 2.800,00 

Operações financeiras simples: c/c cheque especial 1.690,00 

Dissolução de sociedade - Apuração de Haveres de sociedades pequenas 5.700,00 

Dissolução de sociedade - Apuração de Haveres de sociedades médias (Ltdas, S/A’s) 7.300,00 

Dissolução de sociedade - Apuração de Haveres de sociedades grandes (Ltdas, S/A’s) 10.100,00 

Indenização de lucros cessantes 2.800,00 

Execuções fiscais – Estadual 2.800,00 

Execuções fiscais – Federal 4.200,00 

Recuperação judicial, extrajudicial, falência do empresário e sociedade empresária 4.200,00 

Perícia Trabalhista – Cálculos 1.690,00 

Laudos e Pareceres 1.690,00 

Laudo: Cisão, Fusão, Transformação ou Incorporação - Hora técnica - Atividades Ope. 208,00 

Laudo: Cisão, Fusão, Transformação ou Incorporação - Consultas, Orientações e Plan. 1.690,00 

Laudo: Cisão, Fusão, Transformação ou Incorporação - Laudo Completo ((Ltdas, S/A’s) 4.790,00 

Outras remunerações ou laudos/pareceres: Crimes contra ordem pública / rel. consumo 4.790,00 

Fundo de Comércio, Apuração (Ltdas, S/A’s) 4.790,00 

Demais procedimentos, quesitos, consultas, etc. - Hora técnica 208,00 

Honorários: administrador, síndico, comissário, liquidante ou interventor (mensal) 4.900,00 
 
Faixas de valores apurados                Sugestão de Honorário(%) 
em cada laudo Pericial elaborado 

     Até R$ 5.000,00                                                   20% 
 De R$ 5.001,00                                         R$ 15.000,00 10% 
De R$ 15.001,00                                       R$ 30.000,00 7% 
 De R$ 30.000,01                                      R$ 50.000,00 5% 
 De R$ 50.000,01 em diante                          4% decrescente 
 
 
 
 
Adm. Roberto Carvalho Cardoso 
Presidente da FENAD