Como lidar com a inveja no ambiente de trabalho
16/05/201208:13:00

É o desejo de possuir aquilo que o outro possui, de ter as coisas alheias. Não se trata de ciúmes, que significa ter zelo ou posse pelo outro ou por alguma coisa ou lugar.

Como sei qual a diferença entre ciúmes e inveja?

Vamos imaginar o seguinte cenário: Seu colega de trabalho foi promovido na empresa. Pode-se identificar como ciúmes se você também queria esta promoção, até acreditava que merecia e que este era o momento, ou seja, você estava trabalhando e cuidando para conseguir a promoção e não deu certo. Natural que fique triste e se sinta enciumado pelo ocorrido. Neste caso, não fique com a consciência pesada, é normal e passa.

Agora, pode-se identificar como inveja, se teve um sentimento de desgosto pela alegria e prosperidade que a promoção causou ao seu colega, não ficou triste pela promoção que não lhe foi concedida, muitas vezes você preferiria que a promoção nem viesse pra você, desde que não fosse para aquela pessoa. A inveja é direcionada às pessoas, o ciúme é direcionado às coisas.

A inveja pode contaminar o ambiente de trabalho, dificultar a convivência em equipe e desmotivar as pessoas. Por não suportar a felicidade alheia, o invejoso geralmente culpa o outro pelo seu fracasso e não percebe que o maior prejudicado sempre será ele mesmo, que perde a chance de realizar os próprios sonhos e enxergar seus talentos e aspirações porque perde tempo se comparando com o próximo.

Invejosos quase não têm amigos e procuram oportunidades para diminur o trabalho do colega. Por mais que seu trabalho seja bem feito, ele não vai elogiá-lo e nem parabenizá-lo pelo seu serviço. Se o fazem não usam da sinceridade. Mas, como devo lidar com os invejosos na minha empresa? Quanto mais expostos estamos mais vulneráveis nos tornamos. Existe muita gente que gosta de escancarar a vida particular como forma de chamar a atenção e ser aceito no grupo.  Confiar seus projetos mais íntimos a qualquer pessoa, falar mais do que deveria sobre seus objetivos, não saber guardar certos segredos e não ter a noção exata de sua posição na empresa são alguns fatores que propiciam oportunidades para que o invejoso se coloque como obstáculo em sua carreira.

Evite participar de “rodinhas” de fofocas, caso alguém venha falar de outro colega a você, sutilmente retire-se do local arranjando uma desculpa qualquer, como com muito trabalho e ter de terminar em tempo hábil. Caso alguém peça sua opinião sobre algum colega de trabalho, diga que não se sente em condições para avaliar e mude logo de assunto.

Foque-se em fazer bem o seu trabalho, aliás, fazer bem já não é suficiente para quem quer vencer, faça seu melhor sempre, independente dos outros. Certifique-se que seu desempenho está sendo notado, porém não vanglorie-se disto na frente de ninguém.

E quando nós sentimos aquela pontadinha de inveja, o que fazer? Se você se entende como uma pessoa do bem, leve isso para o lado da admiração. Quando admiramos alguém é comum ficarmos felizes com o sucesso desta pessoa, com suas conquistas e realizações. O fato de não ter ainda aqueles resultados extraordinários daquela pessoa que admira não quer dizer que nunca terá. Assim começamos a enxergar as qualidades e competências que fizeram do admirado uma pessoa de sucesso e podemos tomá-lo como modelo para realizarmos nossas próprias conquistas.

Desta forma, admire as pessoas pelo quanto elas trabalham para alcançarem os resultados extraordinários. Essa é grande a diferença e a chave para curar maus pensamentos e a inveja alheia.

Fonte: Daniela do Lago