Administradores de Campo Grande (MS) organizam Seminário pelo Emprego e Trabalho Decente
04/11/201408:41:00
 
Na manhã do dia 03 de novembro, aconteceu a abertura do Seminário Internacional pelo Emprego e Trabalho Decente, em Campo Grande, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo - organizado pela administradora Eliane Toniasso, presidente do Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul (Sindasul) em coparceria com o Conselho Federal de Administração (CFA), já que a presidente também é Conselheira Federal Suplente do CFA. 

O evento contou com a participação de personalidades públicas diretamente ligadas às questões trabalhistas no Estado, sindicalistas, administradores e demais profissionais liberais, empregadores, trabalhadores, entidades de classe, terceiro setor e sociedade em geral.

A Banda do Comando Militar do Oeste foi a responsável pela execução solene do Hino Nacional, como também pela apresentação de músicas culturais. Eliane Toniasso,  presidente do Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul, realizou a abertura oficial do evento, agradeceu ao Conselho Federal de Administração coparceiro na organização do evento, já que ela também é Conselheira Federal Suplente. A administradora , leu mensagens enviadas pelos presidentes Sebastião Mello – Conselho Federal de Administração -CFA e Ricardo Patah- Presidente da União Geral dos Trabalhadores - UGT.

Em mensagem, o administrador Sebastião Mello destacou a profissão dos administradores e a necessidade da valorização profissional: “Na sociedade moderna é indispensável a figura do profissional de Administração. É ele quem planeja, organiza, coordena e controla as atividades e processos das organizações – públicas ou privadas – no sentido de proporcionar o seu desenvolvimento socioeconômico e da sociedade em geral, buscando a melhoria nas relações de trabalho e emprego entre o Estado, empregadores e trabalhadores. É nesse contexto que esse seminário vem ao encontro da necessidade que todos almejam: um trabalho com igualdade de oportunidades e tratamentos justos, com salários dignos e isentos de discriminações de qualquer ordem”.

Pontos de Vista
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho 24ª Região Mato Grosso do Sul (TRT 24ª. Região), Dr. Francisco das Chagas Lima Filho, enfatizou a importância do Seminário. “É uma honra o Tribunal Regional participar deste evento que trata de temas tão relevantes acerca do Trabalho Decente. O Brasil vive um crescimento econômico, mas ao mesmo tempo existe uma grande desigualdade social. Ontem, a Organização Internacional do Trabalho revelou que 3,5 milhões de crianças ainda sofrem com a exploração infantil no Brasil, índice alarmante. O trabalho decente é uma das condições fundamentais para a superação da pobreza e solução para a desigualdade social”, destacou.

O presidente da Fundação do Trabalho de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Cícero Ávila, destacou a importância da discussão do tema Trabalho Decente. “Temática de maior importância para a vida do nosso país, sobre questões da estrutura da sociedade e do mercado de trabalho. Se bem articularmos este tema, possibilitaremos o Estado de bem social e fortalecimento da democracia. Que possamos, com a participação dos trabalhadores, aprofundar este debate para construirmos um país mais justo, solidário e com igualdade social”, avaliou.

A presidente do Sindasul, ressaltou a definição do Trabalho Decente e explicou os eixos para se alcançar esse objetivo. “De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Trabalho Decente é um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança e capaz de garantir uma vida digna. Assim, é uma condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável.

O Trabalho Decente tem como elemento central a igualdade de oportunidades e de tratamento e o combate a todas as formas de discriminação. As ações são articuladas por quatro eixos: Criação de emprego de qualidade para homens e mulheres; extensão da proteção social; promoção e fortalecimento do diálogo e respeito aos princípios e direitos fundamentais no trabalho, expressos na Declaração dos Direitos e Princípios Fundamentais no Trabalho da OIT. Organizamos este Seminário embasados nessa teoria e com o objetivo de contribuir para a melhoria do mundo” destaca a administradora.

Solenidade
A Adm. Eliane Toniasso,  convidou o Dr. Júlio César Souza Rodrigues, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul e o Sr.  Jefferson Borges Silveira, presidente da UGT/MS, para juntamente com ela receber as autoridades presentes para compor a mesa de abertura: Dr. Francisco das Chagas Lima Filho Presidente do TRT 24ª Região-MS, Dr. Anizio Pereira Tiago, Superintendente Regional do Trabalho e Emprego/SRTE, Ricardo Kunirari, presidente da CDL Campo Grande, Deputado Felipe Orro, Cícero Avila, presidente da Funsat, Tai Loschi, subsecretária da Mulher e da Promoção da Cidadania do Governo do Estado, Regilson de Macedo Luz, membro da Comissão dos Advogados trabalhistas e vice-presidente da Comissão de Direitos Sindicais, presidente da Comissão de Mulheres Jurídicas da OAB/MS, Mara de Azambuja e a Dra. Vívian Loise Dias Elias, odontóloga.


VEJA MAIS FOTOS CLIQUE AQUI

VEJA FOTOS PUBLICADAS NO SITE BLITZ MS CLIQUE AQUI

Fonte: Sindasul