Sistema CFA/CRAs celebra os 50 anos da profissão com eventos em todo o país
28/01/201516:32:00

Os profissionais de Administra√ß√£o de todo o pa√≠s t√™m bons motivos para celebrar em 2015: neste ano, a profiss√£o completa 50 anos de regulamenta√ß√£o, data referente ao per√≠odo de exist√™ncia da Lei n¬ļ 4.769, de 9 de setembro de 1965. Inspirado no cinquenten√°rio da Administra√ß√£o, o Conselho Federal de Administra√ß√£o (CFA) publicou a Resolu√ß√£o Normativa n¬ļ 441, instituindo 2015 como o Ano do Administrador no Brasil.

Para comemorar o Jubileu de Ouro da Administra√ß√£o, o Sistema CFA/CRAs montou uma comiss√£o de trabalho, cuja miss√£o √© desenvolver a√ß√Ķes que visam o fortalecimento dos Conselhos Regionais de Administra√ß√£o (CRAs) e propiciam aos profissionais de Administra√ß√£o refor√ßar e promover a defesa e o exerc√≠cio legal da profiss√£o; proporcionar a sua capacita√ß√£o cont√≠nua; e divulgar os servi√ßos oferecidos pelo Sistema.

Ao longo de todo o ano, o CFA e os CRAs realizar√£o diversas a√ß√Ķes, eventos, homenagens e projetos em todo o pa√≠s para comemorar a data. Al√©m disso, est√° em fase de produ√ß√£o a campanha publicit√°ria de valoriza√ß√£o profissional que ser√° veiculada nos principais ve√≠culos de comunica√ß√£o nacional e cujo lan√ßamento oficial acontecer√°, em todo o pa√≠s, no pr√≥ximo dia 19 de fevereiro, logo ap√≥s o Carnaval.

Ainda em fevereiro, com o in√≠cio do ano letivo nas Institui√ß√Ķes de Ensino Superior (IES), est√£o previstas aulas magnas a serem realizadas pelos CRAs de todo o pa√≠s. Para tanto, os Regionais j√° est√£o em contatos com Faculdades a fim de agendar e preparar as palestras.

Outra iniciativa prevista na programa√ß√£o dos 50 anos da Administra√ß√£o √© a produ√ß√£o e publica√ß√£o do livro ‚ÄúJubileu de Ouro‚ÄĚ. A obra registrar√° os fatos mais relevantes do Sistema CFA/CRAs nesse meio s√©culo de exist√™ncia. O CFA prepara, tamb√©m, a S√©rie Ouro da Administra√ß√£o, uma colet√Ęnea de livros que apresentar√£o ampla vis√£o estrat√©gica gerencial das diversas √°reas de neg√≥cios para profissionais que desejam atuar em organiza√ß√Ķes p√ļblicas e/ou privadas.

Preocupados com a vida das pessoas e, em raz√£o da crise que a sa√ļde p√ļblica do pa√≠s vem passando nos √ļltimos anos, a primeira edi√ß√£o da s√©rie ser√° sobre Gest√£o Hospitalar. A proposta √© apresentar ao profissional de Administra√ß√£o e aos gestores hospitalares, por meio de cases de sucesso na √°rea, como deve ser feita a gest√£o de uma institui√ß√£o hospitalar.

Al√©m disso, os Administradores que prestaram relevante contribui√ß√£o para a valoriza√ß√£o da profiss√£o ser√£o homenageados em uma solenidade festiva prevista para acontecer no segundo semestre de 2015. Os preparativos dos 50 anos da Administra√ß√£o incluem, ainda, Corrida do Administrador, Sess√Ķes Solenes, exposi√ß√£o com os maiores vultos da Administra√ß√£o, programa de voluntariado, entre outros.

Todas as decis√Ķes relacionadas √†s comemora√ß√Ķes do Jubileu de Ouro foram tomadas pela Comiss√£o criada para coordenar os trabalhos alusivos aos 50 anos da Administra√ß√£o e, tamb√©m, pela atual Diretoria Executiva do CFA que, em sua √ļltima reuni√£o realizada no dia 10 de dezembro de 2014, decidiu que a Campanha de Valoriza√ß√£o Profissional ser√° lan√ßada ap√≥s o Carnaval.

Ana Graciele Gonçalves

Assessoria de Imprensa CFA