Descontos do Postalis na folha de abril 2015, veja mais na publicação a seguir
11/03/201516:06:00

Amigos e Participantes do Postalis,

Conforme eu já tinha divulgado, o Conselho Deliberativo do Postalis aprovou a Nova Cota Extra do Plano BD Saldado e a partir de Abril/2015 os Participantes serão penalizados com as seguintes contribuições:

- APOSENTADOS = 9,0% + 3,94% + 25,98% = 38,92%

- EMPREGADOS = 3,94% + 25,94% = 29,92%

Sergio Bleasby

CONSELHO DELIBERATIVO DO POSTALIS aprova Plano de Equacionamento do BD Saldado

terça-feira, 10 de março, de 2015, 16:07.

Na última quinta-feira, dia 05/03/2015, o Conselho Deliberativo aprovou o plano de equacionamento do déficit econômico-atuarial acumulado no plano BD saldado (PBD), posicionado em 31/12/2014.

O déficit técnico total do PBD é de R$ 5.597.717.974,28. Esse montante contempla os resultados dos investimentos abaixo do esperado, nos anos de 2013 e 2014, e os provisionamentos para perdas realizadas no mesmo período; o déficit em equacionamento desde 2013; alterações das bases técnicas atuariais do plano (principalmente a redução da taxa de juros que compõe a meta atuarial) e o valor relativo à Reserva Técnica de Serviço Anterior (RTSA), cujo pagamento foi suspenso pelos Correios desde março de 2014.

O plano de equacionamento prevê a aplicação de contribuições extraordinárias no percentual de 25,98% sobre o valor do Benefício Proporcional Saldado – BPS para os participantes ativos e sobre o valor dos benefícios de aposentadoria ou pensão para os assistidos (aposentados e pensionistas). A patrocinadora contribuirá de forma paritária, conforme previsto na legislação e nos mesmos moldes do equacionamento em curso desde 2013.

As contribuições começam a ser cobradas na folha de pagamentos do mês de abril. A diferença com relação ao equacionamento anterior é que, desta vez, a cobrança das contribuições tem um prazo máximo de vigência pré-estabelecido: 15,5 anos ou 186 meses, portanto a cobrança deverá se extinguir no máximo até junho de 2030.

Esse percentual será reavaliado anualmente considerando o retorno dos investimentos ao longo de cada ano, o patrimônio acumulado, as hipóteses atuariais, além da eventual reversão de provisionamentos.

Na próxima semana o Instituto lançará a campanha de esclarecimento sobre o equacionamento, com um hotsite na internet contendo apresentação sobre os motivos da contribuição extraordinária, perguntas frequentes sobre o tema, Fale Conosco, simulador do valor das contribuições, além de material impresso e virtual que será enviado a cada um dos participantes e cartazes que serão afixados nas diversas unidades dos Correios e Núcleos Regionais Postalis em todo o Brasil.

Fonte: Sérgio Bleasby NoPostalis