Mulheres defendem igualdade de direitos durante audiência na Assembleia
01/06/201515:49:00

Trabalho Igual, Salário Igual, a equiparação de direitos não só no mercado de trabalho, mas em todos os setores de atuação.

Mulheres de v√°rios segmentos da sociedade defenderam nesta sexta-feira (29), durante a audi√™ncia p√ļblica ‚ÄúTrabalho Igual, Sal√°rio Igual‚ÄĚ, a equipara√ß√£o de direitos n√£o s√≥ no mercado de trabalho, mas em todos os setores de atua√ß√£o.

As participantes chegaram √† Assembleia Legislativa depois de uma caminhada, que partiu da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) com o objetivo de alertar a sociedade sobre a import√Ęncia dessa tem√°tica.

Os debates foram comandados pela deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB), em parceria com integrantes da BPW Campo Grande (Associação das Mulheres de Negócios e Profissionais) e o pedetista Felipe Orro.

Durante a audiência, a educação foi destacada como uma das principais ferramentas para o combate ao machismo, grande responsável pela desigualdade de remuneração entre homens e mulheres não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Em seu discurso, Mara Caseiro destacou que o estudo é requisito fundamental para o empoderamento das mulheres em todas as esferas da sociedade. Sem educação de qualidade, elas não conseguem acesso a empregos bem pagos do setor formal, nem avanços na carreira, participação e representação no governo e influência política.

Entretanto, destacou que s√≥ isso n√£o tem sido suficiente. ‚ÄúOs homens ainda ganham mais que as mulheres em quase todas as profiss√Ķes, mesmo com a mesma prepara√ß√£o acad√™mica e experi√™ncia profissional comprovada‚ÄĚ, lamentou.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domic√≠lios, do IBGE, apontam que, de 40 ocupa√ß√Ķes em que foi poss√≠vel comparar sal√°rios para uma jornada de 40 horas semanais em 2013, em apenas duas as mulheres recebem, em m√©dia, mais do que os homens. A diferen√ßa, mesmo assim, √© pequena.

√Č o caso de produtores agr√≠colas, profiss√£o em que mulheres s√£o apenas 13% do total, e instrutores e professores de escolas livres, categoria que inclui professores de cursos diversos.

A diferença a favor dos homens acontece tanto em carreiras de nível universitário (caso de médicos, advogados e professores do ensino superior), quanto naquelas em que a presença feminina é majoritária (costureiras, auxiliares de enfermagem ou recepcionistas).

Estatísticas de gênero divulgadas pelo IBGE em outubro de 2014 apontam que as mulheres estudam mais, mas possuem formação em áreas que auferem menores rendimentos; estão mais presentes no mercado de trabalho, mas continuam ganhando menos e caminham mais lentamente rumo à formalização.

Para o superintendente regional do Trabalho e Emprego, Yves Drosghic, essa é uma questão cultural, que perpassa pela própria educação das meninas, que muitas vezes são ensinadas para se posicionar como o segundo sexo.

A presidente da Comissão dos Advogados Trabalhistas da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), Mara Azambuja Salles, pediu que a bancada federal de Mato Grosso do Sul, com o apoio dos deputados estaduais, façam lobby, em Brasília, para desengavetar o Projeto de Lei 6.653/2009, de autoria da deputada Alice Portugal, que trata sobre a igualdade e oportunidades para as mulheres no mercado de trabalho.

O deputado Felipe Orro comemorou esse tipo de debate ter surgido na capital de Mato Grosso do Sul, um estado de raízes rurais, considerado machista.

A presidente da BPW Campo Grande, Rejane Velasco, aproveitou a audiência para lembrar das principais conquistas das mulheres na área da política e da economia, e convocar a todas para encampar esse projeto e defender a igualdade de salários no estado.

A coordenadora do projeto Trabalho Igual, Sal√°rio Igual, Eliane Toniasso, destacou a import√Ęncia das mulheres participarem cada vez mais dos espa√ßos sindicais. Para ela, essa √© √ļnica forma de participar das decis√Ķes que as afetam no mercado de trabalho.

SELO - Durante a audi√™ncia p√ļblica, foi lan√ßado um selo dos Correios personalizado para mobilizar a sociedade a respeito da igualdade de sal√°rios entre homens e mulheres.
Participaram ainda do evento a superintendente da Pol√≠tica de Direitos Humanos do governo, Ana L√ļcia Am√©rico, o procurador do Trabalho, Hiram Sebasti√£o Meneghelli Filho, e a coordenadora do Curso de Direito da UCDB (Universidade Cat√≥lica Dom Bosco), Elaine Kler.

Fonte: www.acritica.net