A import√Ęncia do v√≠nculo com sua equipe
24/08/201516:25:00

Muitos l√≠deres confundem as atitudes de sua equipe, acreditando que eles realmente t√™m um v√≠nculo, quando na verdade o que existe √© uma conveni√™ncia. √Č o caso do colaborador que at√© te obedece, mesmo estando contrariado ou com receio de discordar de voc√™. Apesar do est√≠mulo cada dia maior √† liberdade de pensamento e criatividade dos colaboradores, muitos deles preferem obedecer por comodismo, falta de est√≠mulo (seja ele motivacional ou financeiro) ou, dependendo da gera√ß√£o que esse colaborador pertencer, at√© pela ideia da hierarquia piramidal que ele faz quest√£o de ‚Äúrespeitar‚ÄĚ. Mas acredite: esse tipo de lideran√ßa √© um castelo de areia, onde sua destrui√ß√£o √© apenas quest√£o de tempo.

Por mais que muitos discordem, acredito que a falta de vínculo é responsabilidade do líder, afinal, ele é o responsável por fazer com que todos estejam no mesmo barco e seguindo o mesmo rumo. Mas, como fazer para fomentar esse vínculo entre você e sua equipe?

O primeiro passo para isso √© colocar-se ao lado da equipe ‚Äď nem acima, nem abaixo ‚Äď, mostrando que n√£o h√° nada mandat√≥rio, mas sim colaborativo. Escute sua equipe e compartilhe informa√ß√Ķes. A discuss√£o deve ser saud√°vel e construtiva para que o l√≠der tamb√©m possa aprender, afinal, o v√≠nculo √© uma constru√ß√£o di√°ria.

Um segundo passo é colocar-se como mediador ao invés de porta voz da equipe. Isso faz toda a diferença.

Mas o desafio não termina aqui. Após criado o vínculo, o líder deve lançar mão de algumas ferramentas para manter esse pilar vivo.

Uma dessas ferramentas √© cumprir os acordos firmados, sejam eles de conviv√™ncia ou de trabalho. Esses acordos ir√£o nortear o dia a dia da equipe e revitalizar o v√≠nculo, sendo que a pr√≥pria equipe pode se auto-observar para que os acordos sejam cumpridos. √Č √≥bvio que essas regras s√£o mais fortes para o l√≠der, j√° que ele deve dar o exemplo, mas o que mant√©m o v√≠nculo vivo √© a confian√ßa que, uma vez quebrada, dificilmente se reconstr√≥i. Por isso dentro das regras deve haver sempre a verdade acima de tudo, pois a equipe e o l√≠der devem estar juntos nos acertos e nos erros.

√Č fato que o l√≠der precisa ter empatia, mas isso nem sempre √© f√°cil ou se consegue criar. Aqui, uma dica valiosa √© trazer a equipe para solu√ß√Ķes democr√°ticas, ou seja, colocar na mesa os problemas e deixar que a equipe traga as solu√ß√Ķes. O papel do l√≠der nesse caso √© ser um mediador para que a equipe n√£o fuja do objetivo. E uma dica fundamental: nunca fale na primeira pessoa. Quando se est√° em equipe, sempre fale N√ďS e nunca EU. Essa √© uma das a√ß√Ķes mais comuns em que os l√≠deres se boicotam.

Apesar de trabalhoso, criar um vínculo com sua equipe traz benefícios a longo prazo, como o autogerenciamento. Dessa maneira, cabe ao líder apenas estar próximo como apoiador de necessidades e de bem-estar, não focado na tarefa em si, pois é isso que você, como líder, precisa: saber sobre o andamento e o status dos projetos e tarefas para ter tempo de se concentrar nos afazeres estratégicos.

Um segredo para o sucesso de um v√≠nculo entre l√≠der e equipe √© a participa√ß√£o da empresa. Chega uma hora em que o v√≠nculo come√ßa a n√£o ter benef√≠cios t√£o duradouros quando fica estreitado somente ao l√≠der. Sendo assim, a empresa tem um papel fundamental no apoio a esse v√≠nculo, sendo parte dele, para que a equipe seja da empresa e n√£o somente do l√≠der. Afinal, j√° vimos in√ļmeras vezes no mundo corporativo o l√≠der sair e levar sua equipei junto, da mesma forma que um l√≠der sem v√≠nculo perde a equipe.

Comece amanhã mesmo a construir esse vínculo com sua equipe. Entre de coração e mente abertos. Melhore pessoas e relacionamentos no mundo corporativo. Seja um líder de quem as pessoas terão orgulho de se lembrar.

Renato Lopes √© Gestor da √°rea de TI e acredita que a humaniza√ß√£o dessa √°rea √© a chave para conquistar equipes de alta performance e auto gerenci√°veis. Palestrante e Professor Universit√°rio, Renato busca compartilhar t√©cnicas e solu√ß√Ķes para formar times vencedores e entusiastas, buscando a qualidade de vida junto √† satisfa√ß√£o do trabalho.

Fonte: Administradores.com
   CFA
<http://www.cfa.org.br/servicos/news/cfanews/a-importancia-do-vinculo-com-sua-equipe>

Data: 24/08/2015 12:09