ÔĽŅ SINDASUL - Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul

4 detalhes que fazem toda a diferença para o seu networking
28/08/201515:41:00
 

S√£o Paulo - No delicado mundo do networking, perceber as sutilezas e nuances pode ser o segredo para o seu sucesso.

A regra mais elementar do processo, diz a coach Marie-Josette Brauer, é cuidar da sua rede de contatos de forma constante - não só em momentos de necessidade.

No entanto, aplicar esse princípio não basta.

Para ter resultados consistentes, voc√™ precisar√° se debru√ßar um pouco sobre a ‚Äúpsicologia‚ÄĚ do networking, sugere Fabr√≠cio Barbirato, diretor executivo do IDCE (Instituto de Desenvolvimento de Conte√ļdo para Executivos).

De acordo com o especialista, √© importante prestar aten√ß√£o aos c√≥digos culturais e comportamentais impl√≠citos em uma rela√ß√£o profissional.

Assumir um tom levemente apreensivo em um email, por exemplo, pode transmitir ao outro mensagens que você sequer imagina.

O risco de passar o recado errado √© maior no caso do brasileiro. ‚ÄúAo contr√°rio dos americanos, somos pouco habituados ao networking‚ÄĚ, diz Barbirato. ‚ÄúEssa falta de pr√°tica muitas vezes se transforma em ru√≠dos e mal-entendidos‚ÄĚ.

A seguir, você verá 4 detalhes sutis que você deve considerar antes de marcar o próximo café com um colega de profissão:

1. Mostrar ansiedade é fatal

A verdade √© dura: ningu√©m gosta de quem parece desesperado por uma recoloca√ß√£o. O brasileiro, como outros povos latinos, tende a desvalorizar quem demonstra inseguran√ßa. 

Por isso, diz Barbirato, se você mandou um email para um contato há poucos dias e ainda não obteve resposta, pense duas vezes antes de reencaminhar a mensagem.

O melhor a fazer √© respirar fundo. ‚ÄúAinda que voc√™ esteja ansioso, a sua postura deve ser sempre tranquila, paciente, confiante‚ÄĚ, aconselha o especialista.

2. ‚ÄúDar emprego‚ÄĚ n√£o √© favor

Barbirato também destaca um detalhe conceitual que tem um impacto profundo sobre a sua relação com pares. Fazer networking não é pedir favor - é estabelecer uma relação que beneficia todas as partes envolvidas.

‚ÄúNingu√©m ofereceria uma vaga para voc√™ se tamb√©m n√£o tivesse interesse no que voc√™ pode entregar para a empresa‚ÄĚ, afirma. Por isso, em vez de agir como se procurasse ajuda, ofere√ßa trocas.

Essa pequena mudan√ßa de mentalidade pode operar grandes mudan√ßas. Consciente do seu valor para a outra parte, voc√™ saber√° se ‚Äúvender‚ÄĚ de forma mais confiante e eficiente.

3. Humildade é o segredo de quem cativa

Na tentativa de impressionar a outra pessoa, você pode esquecer um princípio fundamental do networking: ser modesto faz os outros gostarem de você.

‚ÄúEm vez de dizer ‚Äėfiz doutorado em Harvard‚Äô, comece o papo contando que fez p√≥s-gradua√ß√£o nos Estados Unidos, e deixe a pessoa ir descobrindo aos poucos os detalhes‚ÄĚ, recomenda a coach Marie-Josette Brauer.

Tamb√©m √© importante valorizar o outro. Quando receber um cart√£o de visitas, por exemplo, n√£o o guarde automaticamente no bolso. Pare, leia e fa√ßa perguntas que revelem interesse genu√≠no pelas suas realiza√ß√Ķes.

4. Networking n√£o deve ser feito a qualquer hora - nem com qualquer um

Segundo Barbirato, √© comum que os mais desavisados ignorem aspectos sutis da etiqueta do networking.

Não é bem visto se relacionar de forma muito ostensiva com profissionais do mesmo segmento da sua empresa, por exemplo, já que vocês são concorrentes em potencial.

Outro cuidado tem a ver com o momento. Enquanto voc√™ n√£o completar um ano no seu novo emprego, √© mais elegante desacelerar o networking. ‚ÄúPode parecer que voc√™ √© um profissional vol√ļvel, que mal aterrissou na empresa e j√° est√° de olho em outra oportunidade‚ÄĚ, diz o especialista.


Fonte: EXAME.com

<http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/4-detalhes-que-fazem-toda-a-diferenca-para-o-seu-networking>

Data: 26/08/2015