Gestão da informação e inteligência de processos aumentam a lealdade de funcionários e clientes
31/08/201517:02:00

Que tipo de comportamento uma empresa quer influenciar na sua base de clientes e funcion√°rios? O Big Data e o Data Mining podem ajudar a desvendar esta quest√£o por meio de uma coleta maior de dados somado √† an√°lise do perfil de consumo das informa√ß√Ķes, promovendo a varredura, a extra√ß√£o e a organiza√ß√£o dos dados impl√≠citos a partir de qualquer tipo de banco de dados.

O desafio para melhorar e ampliar os neg√≥cios gerenciando o patrim√īnio de documentos e extraindo valor da informa√ß√£o digital encontra no Data Mining um passo essencial para a descoberta de conhecimento e o gerenciamento de mudan√ßas atrav√©s de defini√ß√£o de padr√Ķes de consumo da informa√ß√£o.

A Tecnolologia da Informa√ß√£o √© a base da transforma√ß√£o digital para entender as necessidades do consumidor e melhorar os processos internos. Mas, o que fazer com as informa√ß√Ķes coletadas? Como decidir o melhor caminho a ser tomado? O poder de decis√£o √© essencial para convergir com a base de dados, gerando informa√ß√Ķes valiosas para a evolu√ß√£o e adapta√ß√£o do neg√≥cio √†s constantes mudan√ßas.

Funcionários pouco engajados em curso concedido pela empresa, por exemplo, poderão ser motivados por um programa de bonificação e reconhecimento. Por outro lado, o RH das empresas poderá mapear e ajudar no desenvolvimento das competências de colaboradores que almejam determinado posto.

No que tange aos clientes, o entendimento de padr√£o de comportamento promove vantagens competitivas √†s empresas. Num processo de desist√™ncia de compra por meio eletr√īnico, por exemplo, √© poss√≠vel identificar os produtos de interesse do consumidor e enviar um cupom de desconto.

Podemos afirmar que incentivar e influenciar a fidelidade de funcion√°rios e clientes pode ser uma tarefa dif√≠cil, mas j√° √© bastante tang√≠vel. Usando ferramentas adequadas, como o Big Data e as t√©cnicas de incentivo para comportamento de pessoas, como aquisi√ß√£o de pontos por realiza√ß√£o de tarefas espec√≠ficas, competi√ß√Ķes e pr√™mios, entre outras, √© poss√≠vel reagir rapidamente √†s mudan√ßas, o que garante o aumento da lealdade entre os envolvidos.

Eduardo Pugliesi √© diretor de Inova√ß√£o e de Business Intelligence da Divis√£o Enterprise Applications da Sonda IT, integradora latino-americana de solu√ß√Ķes de Tecnologia da Informa√ß√£o.

Fonte:administradores.com

<http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/gestao-da-informacao-e-inteligencia-de-processos-aumentam-a-lealdade-de-funcionarios-e-clientes/104799/>

Data: 31/08/2015