Dez dicas que todo o gerente de projeto nunca deve esquecer
24/09/201514:25:00
 

1.      Prepare uma agenda para a reunião de Kick-off (reunião de abertura do projeto) e a envie previamente aos participantes, deixando claro os objetivos da reunião.


2.      Na reunião de Kick-off apresente os processos (controle de riscos, mudanças, etc.) e estabeleça uma visão única dos resultados a serem entregues com a equipe e com o cliente.


3.      Para refinar suas estimativas, faça sempre uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto) parando quando as tarefas de menor nível tiverem no mínimo 8 e no máximo 80.


4.      Lembre-se: quem realizará a tarefa é quem faz a estimativa de tempo.


5.      Inclua sempre um buffer de 20% para imprevistos. A sua meta é nunca usar este buffer.


6.      Comunicação é a chave do sucesso! Você não pode garantir que tudo sairá conforme planejado, mas pode garantir que todos estarão devidamente informados em caso de problemas.


7.      Controle riscos efetivamente: inclua tarefas para executar seus planos de mitigação e preveja as tarefas do plano de contingência.


8.      Controle efetivamente as mudanças de escopo: o balanço final de Tempo x Recursos x Escopo precisa ser sempre mantido.


9.      Sempre realize uma reunião de fechamento! Muitas vezes a impressão final é a que o cliente guardará do seu projeto.


10.  Utilize a reunião de fechamento para estabelecer o que deu certo e o que poderia ser melhorado no projeto, sem nunca procurar culpados!


Fonte: material publicitário do PMI-DF