Expo-MS começa amanhã e deve movimentar R$ 150 milhões
21/05/201209:06:00

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, abre, nesta terça-feira (22/05), às 19 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), a Expo-MS Industrial 2012 com a expectativa de movimentar em torno de R$ 150 milhões em negócios e oferecer uma extensa programação com seminários, lançamentos, premiação e palestras dos mais variados temas relacionados ao setor industrial. “A Expo-MS Industrial é o espaço propício para que se possa discutir os avanços do setor, consolidando-se como referência para a atividade industrial. Além disso, a feira proporciona geração de divisas, com a participação de empresários, fornecedores, compradores atacadistas e parceiros do desenvolvimento sustentável do Estado, do País e do Mercosul”, pontuou.

Nesta 3ª edição do evento, que prossegue até a próxima sexta-feira (25/05), serão avaliadas as últimas novidades tecnológicas para o setor industrial com os principais produtos e serviços disponibilizados pelas indústrias instaladas em Mato Grosso do Sul. A programação inclui palestras com o ex-ministro Maílson da Nóbrega, com o consultor de empresas e conferencista formado pela Harvard University, Stephen Kanitz, e com o consultor de gestão de marcas, Marcos Machado, bem como a entrega da 2ª edição do Prêmio MS Industrial de Jornalismo, realização da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento do Senai e a Rodada Internacional de Negócios.

Outro destaque é o Espaço Moda MS Indústria, que reunirá, em um único local, todo o processo produtivo do segmento do vestuário e têxtil sul-mato-grossense, evidenciando a produção de uma peça de vestuário da criação à exposição na vitrine para o consumidor final. “Logo na entrada do estande do Espaço, do lado esquerdo, estará instalada uma máquina de escaneamento corporal (body scanner) para a verificação exata das medidas das pessoas para a confecção de roupas, enquanto, no restante da área, serão montados espaços para as partes têxtil, criativa, de moldes, de produção e de vitrines vivas”, explicou o coordenador da Feira, Bergson Amarilla.

Além disso, na área de inovação tecnológica, a Expo-MS Industrial contará também com uma casa-protótipo feita inteiramente com blocos cerâmicos, uma alternativa de alvenaria estrutural que reduz em até 30% o custo final da obra e que será lançada no Estado durante o evento. “Ao todo serão 180 estandes com 190 expositores de 14 segmentos do setor industrial - açúcar e álcool, alimentos, frigoríficos, celulose e papel, construção civil e cerâmica, energia, gráfico, metalmecânico, mineração, moveleiro, transporte e logística, vestuário e têxtil, couro e calçados e inovação tecnológica”, enumerou Bergson Amarilla.

Programação

A programação da Expo-MS Industrial 2012 também inclui as palestras “Tecnologia da Informação – Um Diferencial Competitivo”, “Novidades nas linhas de financiamento para as empresas”, “Revisão da Norma de Desempenho e Desenvolvimento Tecnológico”, “O Setor de Cerâmica Vermelha no Estado”, “Energia Social para a Sustentabilidade Local”, “Gestão de Marcas”, “Ubiquidade na Tomada de Decisão”, “Gestão de Tributos e Incentivos Fiscais”, “Marketing de Moda”, “Etiquetas de Produtos Têxteis”, “Selo Qual”, “Negócio da Moda” e “Pequenas Unidades de Produção Inteligente”.

Ainda estão incluídos os seminários “Encontros Empresariais sobre Comércio Exterior”, “Novas Fronteiras de Mato Grosso do Sul”, “Comércio Exterior”, “Logística Mato Grosso do Sul”, “Incentivos Fiscais em Mato Grosso do Sul” e “Gestão Socioambiental”. A programação da Expo-MS Industrial terá a assinatura do termo de cooperação entre a Prefeitura de Dourados e o setor metalmecânico da região sul do Estado, a Prefeitura de Três Lagoas fará uma apresentação do desenvolvimento econômico do município. O IEL fará a premiação do Prêmio de Estágio e o Senai lançará o Programa de Qualificação para a Indústria, que disponibilizará 28.276 vagas em 163 cursos, sendo 26.038 vagas gratuitas - 7.563 vagas do Pronatec e 18.475 com recursos próprios.

A feira da indústria será palco também dos lançamentos do Programa Setorial Al Invest - Metalmecânico e Móveis e do Projeto Centro-Oeste Competitivo. No último dia da Expo-MS Industrial, 25 de maio, estão programadas as entregas da Medalha Mérito Industrial e da 2ª edição do Prêmio MS Industrial de Jornalismo, tendo como cerimonialista o jornalista Heraldo Pereira, da Rede Globo. Após a premiação, o presidente da Fiems fará o lançamento do “MS Industrial em Números”, publicação do Sistema Fiems com os dados dos setores produtivos do Estado, encerrando a 3º edição da feira da indústria.

Serviço - Mais informações sobre a Expo-MS Industrial 2012 podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.expoms2012.fiems.org.br

Fonte: Fiems