Trabalho em equipe, com maior produtividade e sem sair de casa
14/10/201517:18:00

A tecnologia cada vez mais transforma o mundo em uma grande plataforma mobile. Pedir uma pizza com um click de dentro do carro, chamar um t√°xi via aplicativo, ou at√© mesmo fazer compras no supermercado a caminho do trabalho j√° s√£o servi√ßos comuns. Com tantas possibilidades, todos nos perguntamos quando a tecnologia ser√° capaz de solucionar aquele tr√Ęnsito a caminho do trabalho ou de reuni√Ķes, ou aquela superlota√ß√£o em transportes p√ļblicos que prejudica diariamente milhares de pessoas nas grandes cidades. A verdade √© que essa realidade que parece futurista j√° existe. A ado√ß√£o de ferramentas que permitem a comunica√ß√£o remota e a colabora√ß√£o entre pessoas, empresas, departamentos, parceiros, fornecedores, etc s√£o cada vez mais comuns no cen√°rio corporativo, diminuindo a necessidade de locomo√ß√£o. Tecnologias de √°udio web e videoconfer√™ncia podem, por exemplo, permitir ao funcion√°rio ter acesso a todas as ferramentas de trabalho de sua casa ou de qualquer outro local, possibilitando uma intera√ß√£o real entre equipes de colaboradores.

Essas novas formas de trabalho, comunica√ß√£o, intera√ß√£o e colabora√ß√£o podem racionalizar radicalmente o tr√Ęnsito nas grandes cidades. Segundo uma pesquisa da Funda√ß√£o Get√ļlio Vargas, os moradores da cidade de S√£o Paulo gastam em m√©dia duas horas e quarenta minutos no tr√Ęnsito para o trabalho por dia, acumulando um d√©ficit de 21 bilh√Ķes de d√≥lares em horas de trabalho e gastos com combust√≠veis. Pensando nessas perdas e na necessidade de aumentar a produtividade, hoje muitas empresas j√° come√ßam a implantar a perspectiva do home office como uma tend√™ncia crescente, transformando o conceito de trabalho, n√£o necessariamente em um local, mas sim em uma a√ß√£o que pode ser desenvolvida de qualquer outro lugar que seja interessante para o colaborador e tamb√©m para a companhia. Da mesma forma, podemos pensar no uso de tecnologias de colabora√ß√£o para a realiza√ß√£o de treinamentos a dist√Ęncia, entrevistas de emprego pelas √°reas de RH, comunica√ß√£o com parceiros e fornecedores em cidades distintas, mais agilidade e comodidade para funcion√°rios que realizam trabalhos de campo, etc. Tudo isso vai na linha de reinventar solu√ß√Ķes para os problemas da mobilidade urbana, deixando no centro da discuss√£o a qualidade de vida que queremos para o futuro das pr√≥ximas gera√ß√Ķes. Isso n√£o √© s√≥ discurso, mas sim uma necessidade real. Obviamente existem muitas barreiras culturais para que esse conceito se dissemine em larga escala, mas o caminho para a ado√ß√£o de tecnologias capazes de melhorar a vida das pessoas √© irrevers√≠vel.

Para tornar este novo conceito de trabalho real, o uso combinado de tecnologias de colabora√ß√£o,cloud computing e virtualiza√ß√£o s√£o necess√°rios. Estando mais acess√≠veis do que nunca, este tipo de tecnologia chegou depois de um amadurecimento do mercado e investimentos locais em infraestrutura de rede. Hoje as ofertas de tecnologia de √°udio, web e videoconfer√™ncia v√™m aumentando, diminuindo custos e melhorando o atendimento local. J√° √© muito mais barato investir em ferramentas de colabora√ß√£o a dist√Ęncia do que se imagina, permitindo √† empresa e funcion√°rios uma nova forma de comunica√ß√£o, a fim de melhorar o rendimento e a satisfa√ß√£o de ambos os lados. Isso representa um ganho para todos os lados envolvidos no cen√°rio empresarial. Se por um lado o colaborador ganha em qualidade de vida, agilidade em seus processos de trabalho e aumento da sua produtividade, a empresa que adota este tipo de sistema torna sua comunica√ß√£o mais eficiente, agiliza seus processos internos e aumenta o aproveitamento de tempo de seus funcion√°rios. Al√©m disso, a empresa pode ter alguns ganhos secund√°rios, como economia com custos fixos (√°gua, energia el√©trica e afins) e com custos vari√°veis (viagens e deslocamentos ).

- PUBLICIDADE -

Como papel de toda grande inovação, a tecnologia também deve melhorar o bem-estar social de todos, diminuindo o fluxo de pessoas que se deslocam diariamente dentro de grandes centros, permitindo assim uma qualidade de vida melhor a toda a sociedade urbana.

Luis Kazuo √© country manager da Arkadin no Brasil.

Fonte: administradores.com

<http://http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/trabalho-em-equipe-com-maior-produtividade-e-sem-sair-de-casa/106186/>

Data: 14/10/2015