Startup: o ponto de partida dos projetos inovadores
21/10/201516:51:00

S√£o v√°rias as defini√ß√Ķes usadas para explicar o termo ‚ÄúStartup‚ÄĚ, mas para que todos possam entender, defino como empreendedores √† procura de um modelo de neg√≥cio replic√°vel que pode ser utilizada em grande escala e l√≥gico agregado de uma pitada a mais: a inova√ß√£o.  Mas n√£o basta ser inovador e brilhante, √© necess√°rio conquistar o sucesso, fazer o projeto dar certo e, mais importante, lucrar.

Nas palestras e eventos que participo costumo brincar: voc√™ pode at√© n√£o saber o que √© uma startup, mas com certeza j√° utilizou uma. E talvez o maior exemplo desse conceito √© o aplicativo para dispositivos m√≥veis: WhatsApp. Essa empresa nasceu de uma ideia e depois se tornou um fen√īmeno, necess√°rio para a popula√ß√£o como um todo, as pessoas viviam sem esse aplicativo mas depois de pulverizado, se tornou necess√°rio, alcan√ßou o sucesso e trouxe lucratividade aos autores. O aplicativo Uber √© outro exemplo de sucesso que est√° ganhando o mundo, ou seja, um modelo de neg√≥cios que pode ser levado a qualquer lugar por meio de inova√ß√£o. As startups trazem uma necessidade para a sociedade que ainda n√£o havia sido descoberta.

Neste ambiente dominado por startups, Mato Grosso do Sul reina de forma absoluta. Lá fora, somos tidos como referência. Um exemplo evidente deste reconhecimento é que a Startup Weekend, considerada um dos maiores eventos mundiais do setor, aconteceu em Campo Grande em 2014. Na ocasião surgiram dez startups em apenas 54 horas, como a Go talent, que conecta profissionais de TI (Tecnologia da Informação) com as empresas com destaque nacional.

O nosso Estado registra cases de sucesso, como o  Social Chatter, uma plataforma de gest√£o e opera√ß√£o de campanhas de relacionamento em redes por meio de mensagens instant√Ęneas capaz de enviar informa√ß√£o para grupos determinados com alto volume de contatos, j√° utilizado pelas maiores ag√™ncias do Brasil como FSB, B!Ferraz, F.biz, Riot, Ogilvy, AG2.nurun Publicis Worldwide. Temos tamb√©m aqui, startups sociais. O Vaquinha Social visa ser ponte entre institui√ß√Ķes que precisam de doa√ß√£o, com o p√ļblico que  deseja doar, apresentando atrav√©s da plataforma on-line uma forma diferente de contribuir. O vaduko √© o primeiro portal de ecommerce solidario do Brasil, onde as pessoas podem anunciar ou vender um produto, destinando parte do lucro da venda para institui√ß√Ķes beneficentes. Outro grande exemplo √© o Easy Service, aplicativo para encontrar todos profissionais de diversas √°reas de faxineira a engenheiros, premiado pela UKTI (United kingdon trend & investiment) em uma Miss√£o Internacional para Neg√≥cios inovadores no Reino Unido.

O cenário em Mato Grosso do Sul é promissor, com a internet de fácil acesso e as pessoas querendo eliminar tempo combinado a realização de eventos focados no empreendedorismo como a Startup Weekend, Startup Beer e Startup Dojo que abrem um leque de conhecimento muito grande e novas ferramentas para poder aplicar no mercado local.

Hoje tenho a honra de presidir, a Associação Sul-Mato-Grossense de Startups (StartupMS), fundada em Agosto de 2011. Somos uma entidade séria, sem fins lucrativos e que fomenta ao empreendedorismo tecnológico. Atuamos no desenvolvimento e promoção de empreendimentos inovadores em todo o estado, promovendo a integração entre Universidades, Governos e o Mercados.

A StartupMS trabalha em conjunto com empresas de tecnologia, fomentando o intra-empreendedorismo, aproximando profissionais qualificados e colaborando na transforma√ß√£o  de ideias vi√°veis em produtos rent√°veis. Al√©m disso, somos a ponte entre startups e investidores, capacitando e preparando empreendedores para apresentar seus projetos e eventualmente angariar recursos financeiros, mentoria e networking com investidores.

Temos tamb√©m um importante papel nacional, representando o Mato Grosso do Sul na Associa√ß√£o Brasileira de Startups, defendendo os interesses do Estado nas quest√Ķes relacionadas ao empreendedorismo tecnol√≥gico nacional. A juventude e os demais interessados podem procurar a StartupMS a fim de adquiri orienta√ß√£o, trocar ideias e dar a representatividade essencial para sua startup tornar-se forte. Atualmente, a associa√ß√£o possui mais de 250 membros, 100 startups, e tem atua√ß√£o em seis munic√≠pios do Estado.

Fonte: Startup MS

< http://www.startupms.com.br/startup-o-ponto-de-partida-dos-projetos-inovadores/>

Data: 20/10/2015