ÔĽŅ SINDASUL - Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul

6 dicas para n√£o enlouquecer no trabalho
16/03/201616:04:00
 

Com as demandas urgentes do dia a dia √© importante saber lidar com as diversas situa√ß√Ķes no ambiente de trabalho. De acordo com a coach Andreia Rego, um dos pontos principais para reduzir os problemas √© a manuten√ß√£o do equil√≠brio emocional, com intuito de comportar-se adequadamente √†s exig√™ncias do gestor, por exemplo, ou da √°rea de atua√ß√£o.

A fim de superar obst√°culos, conflitos internos e at√© rela√ß√Ķes interpessoais ruins, a profissional elaborou seis dicas para n√£o enlouquecer em alguma dessas situa√ß√Ķes.

Evite descontroles

Momentos de descontrole n√£o s√£o bem vistos nas organiza√ß√Ķes. ‚ÄúQuando o colaborador perceber que est√° estressado por algum motivo, a ponto de surtar, √© v√°lido procurar o l√≠der direto para, quem sabe, acordar uma folga, alguns dias de f√©rias, uma libera√ß√£o mais cedo do trabalho, pois √© fundamental identificar os sintomas f√≠sicos e emocionais, e at√© aonde vai o seu limite‚ÄĚ. Assim, ser verdadeiro consigo e com o l√≠der possibilita uma melhor compreens√£o do que est√° sentindo e a rela√ß√£o direta se torna mais pr√≥xima. Em contrapartida, o l√≠der tamb√©m deve ser solid√°rio e ajudar, dentro do poss√≠vel. Se este j√° detecta no indiv√≠duo sinais de perturba√ß√£o, irrita√ß√£o ou dist√ļrbios, pode buscar o di√°logo e oferecer algum tipo de apoio.

Saiba dizer ‚Äún√£o‚ÄĚ

Conhecer seu processo di√°rio e atividades traz mais seguran√ßa para definir o que √© ou n√£o poss√≠vel em um determinado momento. ‚ÄúSe a todo o tempo s√≥ se diz sim, h√° grande chance de tamb√©m se desenvolver uma irrita√ß√£o interna, pois, no final, perde-se a no√ß√£o de prioridade e n√£o se d√° conta de todas as tarefas‚ÄĚ, afirma a coach. Dizer sim querendo dizer n√£o pode causar ac√ļmulo de estresse, de acordo com a frequ√™ncia que ocorra.

Saiba realizar pausas

Parece banal, mas √© importante levantar-se por cinco ou dez minutos para tomar um caf√©, uma √°gua, movimentar as pernas, observar a vista da janela ou at√© mesmo conversar com quem se gosta. Essas pequenas a√ß√Ķes causam al√≠vio, reduzindo o grau de exig√™ncia, inclusive, consigo mesmo. H√° sempre coisas bacanas dispon√≠veis para se apreciar ao longo dos dias e que passam despercebidas se n√£o houver pausas durante uma atividade e outra.

Respeite a mente e o corpo

Fazer atividades físicas frequentes, ter hobby, encontrar amigos renovam as baterias e alimentam a alma. Além disso, praticar respiração e meditação também contribui na oxigenação do cérebro, aliviando a pessoa de estresse e trazendo bem estar.

‚ÄúCompreender seus valores, sua miss√£o, suas cren√ßas positivas, pontos fortes, qualidades √© vital para definir sua ess√™ncia e no que voc√™ precisa realmente seguir adiante‚ÄĚ, diz Andreia. √Č importante ficar claro que voc√™ √© um ser humano e n√£o deve abra√ßar tudo a qualquer custo.

N√£o reclame tanto

J√° ouviu aquela frase ‚Äúquem muito reclama, pouco faz‚ÄĚ?. √Č comprovadamente improdutivo reclamar de tudo e de todos. ‚ÄúQuando reclamamos n√£o percebemos as oportunidades e solu√ß√Ķes. √Č preciso, antes de mais nada, olhar para o lado positivo da quest√£o‚ÄĚ, comenta a coach. Se as coisas n√£o est√£o bem, mude. A principal mudan√ßa deve vir de voc√™ mesmo.

Se o ambiente de trabalho n√£o agrada ou √© hostil, se n√£o h√° motiva√ß√£o para continuar em um local onde voc√™ n√£o √© ouvido e tratado com respeito, crie alternativas, construa seu caminho, abrindo portas para novidades. ‚ÄúO novo acontece quando se busca por solu√ß√Ķes e por uma vida que seja realizada‚ÄĚ, finaliza a coach.


Fonte: administradores.com

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Data: 16/03/2016