A comunicação interna e seus impactos na relação com os clientes
29/07/201617:09:00

Cada vez mais tem ficado evidente a import√Ęncia que uma companhia deve dar aos seus colaboradores, pois s√£o estes que representar√£o a empresa junto aos seus clientes.

Sempre que abordamos o tema ‚ÄúRelacionamento com Clientes‚ÄĚ de uma empresa, logo pensamos em pesquisa de satisfa√ß√£o, contatos comerciais, entrega de brindes, entre outras a√ß√Ķes de marketing.

Por√©m, na √ļltima d√©cada, cada vez mais tem ficado evidente a import√Ęncia que uma companhia deve dar aos seus colaboradores, pois s√£o estes que representar√£o a empresa junto aos seus clientes.

Seguindo-se esta linha de raciocínio, defendo que uma Comunicação Interna bem estruturada e planejada pode verdadeiramente transformar os funcionários em excelentes vendedores, não apenas dos produtos ou serviços, mas também da missão, visão e valores da empresa.

A informa√ß√£o √© um bem precioso e quando √© divulgada de forma adequada, se torna um elemento que solidifica a rela√ß√£o entre a empresa e o cliente, por isso deve haver por parte da lideran√ßa um alinhamento no conte√ļdo de tudo o que se transmite internamente na companhia, independente de √°rea, departamento ou cargo das pessoas.

E a Comunica√ß√£o Interna precisa ser tratada como um dos itens do planejamento estrat√©gico e que trar√° resultados, merecendo aten√ß√£o e investimentos, e necessitar√° de ferramentas para atingir seus objetivos, como um Site exclusivo para os colaboradores (alguns chamam de intranet, portal, etc.), jornal interno, murais, reuni√Ķes peri√≥dicas, eventos internos (aniversariantes do m√™s, festa de confraterniza√ß√£o, funcion√°rio destaque, etc.), uso de tecnologia digital de comunica√ß√£o (aplicativos de conversa via celular, SMS, Redes Sociais, E-mails, etc.), dentre outras possibilidades.

Vale ressaltar que √© recomendada a contrata√ß√£o de um profissional ou mesmo de uma ag√™ncia de publicidade ou assessoria de imprensa para que a Comunica√ß√£o Interna tenha os cuidados que merece, uma vez que √© preciso que se implemente uma linha editorial que se ajuste ao padr√£o sociocultural dos colaboradores, ou seja, √© preciso que o funcion√°rio entenda o que as empresa deseja transmitir, evitando-se ‚Äúru√≠dos‚ÄĚ ou ‚Äúmal-entendidos‚ÄĚ no processo de comunica√ß√£o corporativa.

As empresas que dão o devido valor para sua Comunicação Interna colhem frutos todo o tempo, pois os colaboradores se sentem parte do time e estão sempre dispostos a atender bem seus colegas de trabalho, fornecedores e os clientes.

Encerro este breve artigo com uma pergunta: Voc√™ acredita e investe em Comunica√ß√£o Interna na sua empresa? Pense bem no que vai responder e, mesmo que nesse primeiro momento sua resposta n√£o seja a mais satisfat√≥ria, voc√™ pode mudar seus conceitos e trabalhar para que seu neg√≥cio tenha melhores resultados, para isso basta se comunicar com seus colaboradores.

Rog√©rio Rodrigues Santos - 47 anos, graduado em publicidade, com especializa√ß√Ķes em marketing e planejamento estrat√©gico, possui MBA em Marketing pela FGV-SP. Atualmente √© Gerente de Marketing e Intelig√™ncia de Mercado do GRUPO GR, com passagens por Editora Saraiva, Empresas Remaza, Unibanco e Folha de S. Paulo. √Č docente em diversas institui√ß√Ķes de Ensino Superior, como EST√ĀCIO, ESPA e UNIESP.

Fonte: administradores.com

Data: 29/07/2016