As novas tecnologias de colaboração
24/05/201209:59:00
 

Andrew McAfee enaltece o poder das tecnologias sociais de ruptura na transformação da estratégia, do marketing, da inovação e do relacionamento

A comunicação tem sofrido mudanças significativas nos últimos tempos e, com o auxílio da tecnologia, o mundo está cada vez mais conectado. Atualmente, na chamada web 2.0 – nova maneira de se comunicar utilizando a internet como plataforma –  torna-se imprescindível que as empresas se adéquem a essa nova realidade.

 

Uma das pessoas mais influentes do mundo em tecnologia da informação, Andrew McAfee, enaltece o poder das tecnologias sociais de ruptura na transformação da estratégia, do marketing, da inovação e do relacionamento. McAfee, autor do best-seller Enterprise 2.0, um das publicações referenciais sobre o tema, afirma que o empresário deve interagir e se comunicar com o cliente aproveitando as oportunidades e desafios oferecidos pelo mundo digital.

 

O que mudou

Se antigamente o cliente era um espectador em relação à informação que consumia, hoje a situação é bem diferente. Segundo McAfee, houve uma mudança significativa no comportamento e expectativa do cliente.

 

- Livros e especialistas deixam de ser únicas fontes – além ou em vez de procurar especialistas e livros para obter informações, o usuários estão buscando na internet as respostas para suas dúvidas. Eles passaram a ouvir também a opinião de “estranhos” na web.

- Clientes gostam de compartilhar – hoje, a tecnologia permite que os clientes compartilhem, inclusive, informações pessoais como momentos, imagens, localizações, entre outros.

- As ferramentas de busca entraram para ficar.

 

Como obter benefícios com o novo mundo digital

Os empresários devem utilizar essas novas ferramentas para aprimorar sua comunicação com o cliente. De acordo com Andrew McAfee, agora é muito mais fácil escutar a voz do cliente e entender o que ele realmente quer. Confira, abaixo, como tirar proveito da web 2.0.

 

- Produza informações pelas redes sociais – utilizar as redes sociais como blogs, Twitter, Orkut e Facebook, por exemplo, para divulgar informações da empresa pode ser uma boa iniciativa para estreitar o relacionamento com o cliente. Publique dados relevantes e inéditos, faça com que o seu cliente tenha interesse em ler suas informações.

 

- Monitoramento de opiniões e maior controle de pontos negativos – atualmente o cliente utiliza a tecnologia para dizer o que quer sobre qualquer pessoa ou empresa.  As redes sociais são exemplos de como a informação tem sido transmitida de uma maneira rápida. Dessa forma, as empresas, ao realizarem um monitoramento constante sobre o que os clientes estão falando dela pela web, podem conseguir reverter situações e, até mesmo, utilizar a web para divulgar respostas às iniciativas negativas de consumidores.

 

- Utilize as ferramentas de busca a seu favor – as pessoas têm a expectativa de encontrar tudo que precisam em ferramentas de busca, como o Google, por exemplo. O desafio das empresas, portanto, é, cada vez mais, estar entre os primeiros nessas pesquisas, ou seja, ser empresas “acháveis”. Como fazer isso? Além dos links patrocinados, que entram em primeiro lugar nas buscas, existem resultados de buscas naturais. Essas ferramentas priorizam sites que geram conteúdos positivos e valiosos sobre aquele determinado tema e que já têm um histórico de acessos. Um primeiro passo é construir o site da empresa utilizando palavras que, provavelmente, são buscadas pelos consumidores. Depois, é incluir na sua página serviços de qualidade que chamem a atenção do cliente.

 

- Analise informações na web para prever resultados – se você quer saber o retorno de um produto ou prever resultados para ele, é possível conseguir informações importantes e gratuitas pela internet. Para isso, basta realizar buscas com as palavras que se quer pesquisar e começar a analisar os resultados. Veja o que as pessoas estão falando sobre o assunto, como está sendo a procura pelo tema. Analise por algum tempo. Veja, posteriormente, se houve modificações nessa procura e comece a fazer comparações e análises.

 

Esse é o momento de inovação. Tente uma comunicação nova com seu cliente. Lance um blog ou um Twitter. Com certeza, você terá resultados surpreendentes.

Fonte: Sebrae/MS Por Ana Cristina Padilha

Foto: Reprodução