ENTREVISTA COM A NOSSA PRESIDENTE
25/05/201211:51:00
 

ENTREVISTA 

Eliane Toniasso é presidente do Sindicato dos Administradores de Mato Grosso do Sul (Sindasul) e administradora na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Nesta entrevista ela fala sobre os novos rumos do sindicalismo e a importância para os acadêmicos em se criar uma cultura sindical. 

Univer Folha - Qual a tendência dos movimentos classistas na atual conjuntura? 

Eliane - As profissões de categorias diferenciadas que ficavam à margem das negociações salariais agora estão se organizando para participarem de forma mais ativa do processo do qual foram excluídas durante várias décadas e isto é muito positivo para a democracia. 

Univer Folha - Qual a importância para os acadêmicos de se criar dentro das Universidades uma cultura sindical? 

Eliane - Permite que eles possam se organizar e ter uma visão classista, no qual o sindicato será o elo entre os acadêmicos e a Universidade, à sociedade, o governo, o poder judiciário e o legislativo, de maneira que haja uma interatividade entre a grade curricular e às necessidades do mercado de trabalho. 

Univer Folha - O que o Sindasul tem feito para aproximar os acadêmicos do sindicato e como será feita esta aproximação? 

Eliane - Estamos visitando as Universidades e instituições de Ensino Superior a fim de esclarecer por meio de palestras, fóruns em redes sociais e pelos canais de comunicação, sobre os papéis das entidades nesse processo de mudança, onde o sindicato terá autonomia de  negociar acordos coletivos, que até então, eram feitos por meio de Federações e Confederações, no caso das empresas públicas federais. Esta é uma inovação do Sindasul já aprovada em Assembleia no ano passado, que permite uma participação associativa dos acadêmicos dentro das atividades sindicais. 

Univer Folha- Uma das bandeiras de luta do Sindasul é a criação do piso salarial para a categoria. Em que os acadêmicos podem contribuir neste processo? 

 

Eliane - No site do Sindasul criamos um fórum no qual está sendo debatida a criação do piso para a profissão. É importante que os acadêmicos se envolvam neste debate, pois ele está ligado diretamente ao seu futuro profissional. Para participar do Fórum basta acessar o site www.sindasul.org.br <http://www.sindasul.org.br/> e entrar em fórum.  Nosso email é sindasul@sindasul.org.br

 Fonte: Jornal Univer Folha