Amanh√£ √© o √ļltimo dia para a entrega da declara√ß√£o do Microempreendedor Individual - MEI
30/05/201209:31:00

Os empreendedores que se formalizaram pela Lei do Microempreendedor Individual em todo o País têm até o dia 31 de maio para declarar à Receita Federal seus rendimentos referentes a 2011. Em Mato Grosso do Sul, até o momento, menos da metade (48,32%) dos 32.036 entregaram a declaração.

Quem perder o prazo terá que arcar com o pagamento de multa mínima de R$ 50 e perderá o acesso a alguns benefícios oferecidos pela Previdência Social, como aposentadoria, licença maternidade e auxílio acidente, entre outros. No ano passado, 84,64% dos empreendedores individuais declararam seus rendimentos dentro do prazo.

De acordo com o t√©cnico do Sebrae, J√ļlio C√©sar da Silva, o processo de fazer a declara√ß√£o √© simples. ‚ÄúO empres√°rio deve ter em m√£os os dados de sua empresa e saber o c√°lculo total de quanto faturou por m√™s durante o per√≠odo de atividade no ano passado‚ÄĚ, diz. Segundo ele, o Sebrae encaminhou nesta semana SMS para telefones celulares de 17 mil empreendedores individuais cadastrados no banco de dados do Sebrae, no Estado.

A Declara√ß√£o Anual de Receita Bruta do MEI pode ser feita ser feita atrav√©s do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Quem precisar de aux√≠lio gratuito poder√° procurar o Sebrae. Empres√°rios cont√°beis cadastrados no Simples Nacional tamb√©m prestam orienta√ß√Ķes gratuitamente, no entanto, apenas para quem vai declarar pela primeira vez.

Mais informa√ß√Ķes: 0800-570-0800

Fonte: Agência Sebrae/MS