Amanhã é o último dia para a entrega da declaração do Microempreendedor Individual - MEI
30/05/201209:31:00
 

Os empreendedores que se formalizaram pela Lei do Microempreendedor Individual em todo o País têm até o dia 31 de maio para declarar à Receita Federal seus rendimentos referentes a 2011. Em Mato Grosso do Sul, até o momento, menos da metade (48,32%) dos 32.036 entregaram a declaração.

 

Quem perder o prazo terá que arcar com o pagamento de multa mínima de R$ 50 e perderá o acesso a alguns benefícios oferecidos pela Previdência Social, como aposentadoria, licença maternidade e auxílio acidente, entre outros. No ano passado, 84,64% dos empreendedores individuais declararam seus rendimentos dentro do prazo.

 

De acordo com o técnico do Sebrae, Júlio César da Silva, o processo de fazer a declaração é simples. “O empresário deve ter em mãos os dados de sua empresa e saber o cálculo total de quanto faturou por mês durante o período de atividade no ano passado”, diz. Segundo ele, o Sebrae encaminhou nesta semana SMS para telefones celulares de 17 mil empreendedores individuais cadastrados no banco de dados do Sebrae, no Estado.

 

A Declaração Anual de Receita Bruta do MEI pode ser feita ser feita através do Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Quem precisar de auxílio gratuito poderá procurar o Sebrae. Empresários contábeis cadastrados no Simples Nacional também prestam orientações gratuitamente, no entanto, apenas para quem vai declarar pela primeira vez.

 

Mais informações: 0800-570-0800

Fonte: Agência Sebrae/MS